Na reunião do conselho gestor da Unidade de Saúde da Família São Leopoldo de um município de pequeno porte umrepresentante dos usuários trouxe a seguinte situação para discussão:"Meu vizinho usa cadeiras de rodas há 10 anos. Pensava que boa parte de seus problemas estavam resolvidos uma vezque, após muita luta, a prefeitura arrumou transporte especial para deficientes físicos. Assim ele não dependeria tanto daajuda de seu filho para algumas atividades. Porém, tentou colher sangue na UBS e quase não conseguiu por doismotivos:− os horários do transporte são poucos e não compatíveis com o horário da coleta de sangue. Ele chegou atrasado 30minutos, o que se repetirá todas as vezes que ele e outros deficientes estiverem nessa situação; e− a porta da sala de coleta é muito estreita e a cadeira não passou. Só conseguiu colher o sangue porque a auxiliar deenfermagem foi muito atenciosa e colheu o sangue fora do horário e no corredor, recomendando que da próxima vezele chegue mais cedo. Ele agradece muito a auxiliar mas gostaria de uma solução mais definitiva para este e outroscasos semelhantes."Um representante dos trabalhadores explicou que: "este não era um problema do Conselho. O número de cadeirantes émuito pequeno na área e afinal o cliente já havia sido atendido. Além disso, os exames são feitos em um laboratórioregional e o horário de coleta é definido pelo serviço encarregado de recolher o material em várias unidades."Outro usuário discorda afirmando que: "o Conselho tem sim muito a ver com isso, porque foi criado no SUS para atenderas reclamações da população. Não podemos abrir mão dessa vitória, antes não tínhamos Conselho agora temos!"a) Tendo como base as competências de um conselho gestor, a afirmação "... este não era um problema do Conselho"é correta? Justifique sua resposta. b) Apresente uma proposta de encaminhamento que a enfermeira da UBS poderia adotar para atender a solicitação de"uma solução mais definitiva para este e outros casos semelhantes". Justifique sua proposta, tomando comoreferência as atuais políticas públicas de saúde e alicerçando-se em um dos conceitos a seguir:• intersetorialidade• acessibilidade
#ENADE
Soluções para a tarefa
A. Não era um problema do conselho gestor.
O conselho gestor tem como função avaliar, acompanhar e fiscalizar as ações e serviços de saúde que são apresentados para a sociedade.
Além disso, seus objetivos estão ligados a apresentar e aprovar medidas para melhorar o planejamento, bem como organizar, avaliar e controlar todas as ações realizadas na saúde.
B. As propostas estão ligadas a procurar parcerias na cidade para adequar a Unidade Básica de Saúde da Família para atender pessoas com deficiência física.
Buscar o serviço municipal de transporte especial para dialogar sobre a possibilidade de pensar em horários alternativos para os pacientes.
Justificativa: Todas as pessoas merecem o atendimento. As pessoas com deficiência deverão ser atendidas pelo posto sem nenhuma dificuldade.
Como as pessoas sempre chegam atrasadas a UBS é importante falar com os responsáveis pelo transporte para que elas cheguem no horário estipulado. Além da própria UBS mudar os horários de coleta.
Abraços!