ENEM, perguntado por valeriabanoski4979, 10 meses atrás

Na reunião da Liga de Diabetes, a discussão deste mês foi sobre o caso de Paulo, de 18 anos. Ele apresenta diabetesmellitus tipo 1 e faz tratamento com o esquema insulina NPH + insulina ultra-rápida pré-prandial. Foi orientado a realizarautomonitorização da glicemia antes de cada refeição e ajustar a dose da insulina ultra-rápida, conforme o valor daglicemia observado. Em consulta de retorno, os resultados dos exames e as informações de Paulo indicaram que osobjetivos do tratamento foram alcançados, porém ele se queixou que está "cansado da rigidez no controle da glicemia ede tantas picadas diárias". Frente ao relato, os alunos de graduação em enfermagem sugeriram as seguintesintervenções:I. Confrontar o resultado da hemoglobina glicada com os resultados da glicemia pré-prandial a fim de certificar-se daadesão de Paulo ao controle orientado.II. Substituir a automonitorização da glicemia por testes de glicosúria antes das refeições.III. Manter a automonitorização domiciliar das glicemias como uma parte fundamental no tratamento.IV. Analisar, conjuntamente com Paulo, seu esquema de alimentação, exercícios e medicação, visando a estabeleceruma forma alternativa de automonitorização domiciliar das glicemias.Estão corretas APENAS as intervenções(A) I e II.(B) I e III.(C) II e III.(D) II e IV.(E) III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
20

III. Manter a automonitorização domiciliar das glicemias como uma parte fundamental no tratamento.

Correto. Não é possível paralisar o tratamento até que se possa encontrar uma solução alternativa para aliviar os desconfortos do jovem Paulo, de apenas 18 anos. Com a manutenção do tratamento que vem sendo realizado com sucesso prático, é possível buscar alternativas, ao mesmo tempo em que não se coloca em risco a estabilidade do seu quadro clínico.

IV. Analisar, conjuntamente com Paulo, seu esquema de alimentação, exercícios e medicação, visando a estabelecer uma forma alternativa de automonitorização domiciliar das glicemias.

Correto. Mantendo o tratamento como está, é possível que se busque, a partir daí, solução que possam trazer mais conforto e satisfação na mitigação dos sintomas de Paulo. Ele deve, portanto, estar em contato e diálogo com profissionais capacitados, de modo a procurar as melhores saídas para o seu quadro clínico. Assim, ele será capaz de conseguir mais conforto, e ao mesmo tempo mais tranquilidade diária.

Diante do que foi afirmado, podemos dizer que estão corretas, portanto:

E) III e IV.

Perguntas interessantes