Considere os fragmentos do discurso de um paciente: "... a caminho do centro cirúrgico, a maca atravessa corredoresgelados, porém o frio dentro de mim não tem a ver com a temperatura do dia. Entre o apartamento e a mesa deoperação tenho um longo caminho... Luto contra cada instante, tenho que chegar intacto à mesa. Preciso vencer algunsmetros de corredores. Conto a possibilidade de vida por metros. Não sinto dor, indisposição, náuseas, eu poderia tercaminhado, ir batendo um papo...".(Brandão apud Jouclas et al, 1998, p. 46)Essa narrativa revela a assistência em grande parte dos hospitais no país. Mas, existem iniciativas no âmbito daassistência humanizada que preconizam: I. Práticas mais flexíveis que atendam às necessidades dos pacientes, possibilitando, por exemplo, que caminhematé o centro cirúrgico. II. Valorização da dimensão subjetiva da assistência, como o conforto, o acolhimento e a escuta empática,possibilitando, por exemplo, várias opções de transporte.III. Priorização do cuidado interativo, da energia criativa, emocional e intuitiva, envolvendo, por exemplo, a inclusão dafamília no acompanhamento até a sala cirúrgica, desconsiderando aspectos técnicos e científicos. IV. Articulação do cuidado técnico e científico, constituído pela enfermagem, com o cuidado ético e relacional efetivo,explicando ao paciente os motivos da obrigatoriedade desse tipo de transporte.Considerando a assistência humanizada, está correto APENAS o que se afirma em(A) I e II.(B) I e III.(C) II e III.(D) II e IV.(E) III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
39
(A) I e II.
Como uma das novas demandas e funções de hospitais e funcionários, observa-se a importância de promoção de um atendimento mais humanizado, que considere aspectos emocionais dos sintomas dos pacientes.
Com isso, cria-se um vínculo que é capaz de promover um ambiente de confiança ao paciente, o que também é capaz de potencializar o tratamento, de forma mais eficaz, de uma forma geral.
Respondido por
9
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes