Na reta numérica da figura a seguir, temos o segmento PR dividido em cinco segmentos congruentes, ou seja, PA = AB = BC = CD = DR . Se os pontos A e D representam os números 1 /2 e 7/ 4 , respectivamente, então o ponto R representa o número
a) 12/ 5
b) 10 /3
c) 7/ 3
d) 14/ 5
e) 13/ 6
Soluções para a tarefa
Olá.
Por meio de pesquisas encontrei o enunciado completo e adiciono-o em anexo.
Para resolver essa questão podemos montar uma P.A (progressão aritmética).
Sendo a diferença entre os pontos (letras) iguais, podemos declarar que cada um desses representam um termo da P.A. Agrupando todos, podemos definir a P.A da seguinte maneira:
Como não temos nem o primeiro termo nem a razão dessa P.A, temos que adquirir o sexto termo a partir de manipulações algébricas. Como temos o segundo e o quinto termo, podemos manipula-los, primos fazendo sua soma e depois sua diferença.
Vale lembrar a composição desses termos, baseando no termo geral. Tem-se:
Usando isso, podemos desenvolver inicialmente a soma desses termos, com intuito de isolar uma valor para o primeiro termo. Teremos:
Tendo isolado um valor para o primeiro termo, podemos desenvolver a diferença do segundo e o quinto termo, com o intuito de ter uma valor para a razão. Teremos:
Tendo o valor da razão, podemos encontrar o valor do primeiro termo ao substituir a razão no valor isolado do primeiro termo. Teremos:
Agora, podemos calcular o valor do sexto termo a partir de sua forma fatorada. Vamos aos cálculos.
Essa fração é redutível por 2, logo, podemos dividir o numerador e o denominador por 2. Teremos:
Com isso, podemos concluir que a resposta correta está na alternativa E.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos