Na prática os gases não se comportam de acordo com a lei definida pela equação dos gases perfeitos para as pressões e temperaturas de trabalho. Para expressar de forma mais real a relação entre as variáveis P, V e T, um fator de correção, denominado fator de compressibilidade de gás, Z, é introduzido na equação dos gases ideais:
PV = ZnRT
O fator de compressibilidade varia com a mudança de temperatura e pressão na composição do gás. Este deve ser determinado experimentalmente. A figura abaixo mostra um diagrama de compressibilidade para o nitrogênio.
Figura 1. Compressibilidade do nitrogênio.
( ) Para todas as temperaturas Z → 1 quando P → 0, isto é, quando a pressão tende a zero a relação entre P, V e T se aproxima bastante daquela dada pela equação de estado dos gases perfeitos.
( ) À temperatura de 200 K e superiores, o fator de compressibilidade é próximo da unidade até pressões da ordem de 2 MPa.
( ) Para pressões acima de 30 MPa, o fator de compressibilidade é sempre maior do que 1 porque as distância intermoleculares nessa faixa são muito grandes e existe uma força de repulsão entre as moléculas.
( ) Para um gás perfeito, Z = 1 e o afastamento de Z em relação à unidade é uma medida do desvio de comportamento do gás real em relação ao previsto pela equação de estado dos gases perfeitos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das afirmativas:
Soluções para a tarefa
Bom dia,
Avaliando as alternativas vemos:
(VERDADEIRO) Para todas as temperaturas Z → 1 quando P → 0, isto é, quando a pressão tende a zero a relação entre P, V e T se aproxima bastante daquela dada pela equação de estado dos gases perfeitos.
JUSTIFICATIVA: Em determinadas temperaturas tais substâncias não se apresentam como a dos gases perfeitos.
( VERDADEIRO) À temperatura de 200 K e superiores, o fator de compressibilidade é próximo da unidade até pressões da ordem de 2 MPa.
JUSTIFICATIVA: A alternativa está totalmente correta, é exatamente como o relacionado acima a compressibilidade se apresenta até 2mpa
(FALSO ) Para pressões acima de 30 MPa, o fator de compressibilidade é sempre maior do que 1 porque as distância intermoleculares nessa faixa são muito grandes e existe uma força de repulsão entre as moléculas.
JUSTIFICATIVA: A alternativa está falsa, o erro está em falar na distância entre as moléculas, quanto maior a pressão menor a distância.
( VERDADEIRO) Para um gás perfeito, Z = 1 e o afastamento de Z em relação à unidade é uma medida do desvio de comportamento do gás real em relação ao previsto pela equação de estado dos gases perfeitos.
JUSTIFICATIVA: A alternativa é correta, trata de forma exata o comportamento dos gases em relação a pressão.
GABARITO FINAL: LETRA D.
Resposta:
V , V, F, V
Explicação:
CORRETO PELO AVA