Na prática ocorre, frequentemente, muita confusão entre esse conceito técnico de depreciação (permitida por Lei, item de custo de produção) e o conceito mais amplo de depreciação, tomado como perda de valor do bem durável com o passar do tempo.
Diante deste contexto, leia atentamente as afirmações abaixo:I - A depreciação pode ser definida como uma despesa anual que deve ser prevista durante a vida útil de um bem, para manutenção do capital ao longo do tempo.
II - A depreciação é um conceito essencialmente contábil, mas de muita importância nos estudos econômicos
III - A depreciação pode ser definida como uma forma de repartir (distribuir) o capital imobilizado ao longo de sua vida útil; logo o conceito de depreciação traz consigo o sentido de amortização do capital empatado ao longo do tempo.
IV - Teoricamente, a depreciação representa o custo de produção de um fator não durável por unidade de tempo.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa V
Explicação:
Página 91 do livro GPPR.
A depreciação é um conceito que representa a perda de valor de um ativo ou de um bem no decorrer do tempo. Ou seja, a depreciação é o tempo necessário para o ativo se manter operando. Sendo assim, a única afirmação verdadeira é a II.
A questão completa apresenta cinco alternativas e a correta é a alternativa 1.
Depreciação
Como já dito, a depreciação é uma perda de valor no decorrer do tempo. Os principais motivos para ocorrer essa perda de valor são:
- Desgaste natural.
- Desgaste pelo uso.
- Obsolescência.
A formalização da depreciação do bem ou ativo é feita de duas formas diferentes: fiscal e contábil. Ambas são ferramentas de inteligência do negócio.
Complemento da questão:
"É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: II, apenas.
Alternativa 2: I, II e III, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV."
Saiba mais sobre depreciação em: https://brainly.com.br/tarefa/28251005
#SPJ1