ENEM, perguntado por hellensilva2513, 10 meses atrás

Na prática de mergulho, a cada 10 m de descida na água, a pressão total cresce em 1 atm, e, se o mergulhador respirar ar comprimido, a pressão parcial de oxigênio cresce 0,2 atm e a pressão parcial de nitrogênio cresce 0,8 atm. A 30 m de profundidade, a pressão total (pressão do ar mais a pressão da coluna de água) é de 4 atm, sendo 3,2 atm a pressão parcial de nitrogênio e 0,8 atm a pressão parcial do oxigênio. Com o aumento da pressão parcial, os gases se dissolvem em maior quantidade no sangue e isso pode acarretar sérios problemas. A pressão parcial máxima de oxigênio recomendada não deve ultrapassar 1,6 atm, pois valores tão altos ou superiores a este causam envenenamento por oxigênio.
Disponível em: if.ufrgs Acesso em: 6 mar. 2017. (adaptado)
Suponha que um mergulhador, respirando ar comprimido, pretenda descer até 80 m de profundidade em mar aberto. Essa pessoa corre o risco de ser envenenada por oxigênio?
A Não, pois a pressão parcial de O2 será de 0,2 atm. B Sim, pois a pressão parcial de O2 será de 1,8 atm. C Não, pois a pressão parcial de O2 será de 1,6 atm. D Sim, pois a pressão parcial de O2 será de 6,4 atm. E Não, pois a pressão parcial de O2 será de 7,2 atm.

Soluções para a tarefa

Respondido por silvathiagoantonio
2

Letra B, Sim, pois a pressão parcial de O2 será de 1,8 atm.

Sabe-se que a pressão a cada 10 metros descidos dentro da água, temos acima da nossa cabeça 1 atm a mais somados a pressão atmosférica.

A 80 [m] tem-se uma pressão total de:

1 atm (pressão atmosférica) + 8 [atm] (coluna de água) = 9 atm.

Se o mergulhador respirar ar comprimido, a pressão parcial de oxigênio cresce 0,2 atm. Então:

9 - 0,2 atm = 1,8 atm de pressão parcial de O2.

Como 1,8 atm é superior a 1,6 atm essa pessoa pode ser envenenada por gás oxigênio.

Perguntas interessantes