Sociologia, perguntado por airlesouza, 1 ano atrás

Na perspectiva funcionalista, a sociedade é como um corpo, pois é composta por órgãos distintos que funcionam ao mesmo tempo, cumprindo cada um sua função, mas que, no todo, são interdependentes. Ou seja, para o corpo estar saudável, cada órgão precisa cumprir sua função, pois o desequilíbrio de um, pode abalar toda a estrutura do corpo.

Para resolver este desafio, vamos conceber a instituição familiar, nos moldes tradicionais, como sendo a sociedade. O ponto de partida é a família descrita a seguir: José da Silva e Maria da Silva são casados e têm dois filhos, com as idades de 8 e 10 anos, que estudam em escola particular. Maria não trabalha fora, ficando com a organização da casa (lava, passa, cozinha, cuida dos filhos); José, mantenedor da casa, engenheiro de uma construtora há 10 anos, acaba de saber que hoje é seu último dia de trabalho. O motivo da demissão é a crise econômica do país, que afetou principalmente a construção civil.

Faça uma análise reflexiva sobre o impacto da demissão de José para a organização de sua família e descreva elo menos três situações que podem acorrer (em no máximo 10 linhas).

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselton
1

Resposta:

A família é como um só corpo que pode se desequilibrar se um dos membros não estiver bem. Se José é o mantenedor de sua família e ficou desempregado, é certo que a organização familiar ficará abalada. Pode ser que demore para que ele encontre outro emprego, já que a sua área de trabalho é a mais afetada pela crise econômica. Pode ser que Maria tenha que encontrar uma fonte de renda e, ainda, que José tenha que trabalhar em outra área até que a situação melhore na construção civil, provavelmente ganhando menos. Sendo assim, o padrão de vida que a família tinha não poderá ser mantido e seus gastos terão que ser revistos, mantendo-se as prioridades básicas, por exemplo: os filhos podem passar a estudar em escola pública.

Tal qual o corpo quando adoece, uma organização desequilibrada, seja qual for (empresa, família, sociedade), busca novamente o equilíbrio, mas pode ser que a reorganização dessa família não aconteça só porque José conseguiu um novo emprego, nas mesmas condições do antigo. As alternativas de solução de problemas podem ser de outra fonte e também podem surpreender. O foco é a reorganização prática funcional, mas as alternativas de soluções podem levar a caminhos diferentes.

Explicação:

Perguntas interessantes