Na Modernidade, com suas profundas transformações na sociedade, sobretudo aquelas observadas no final do século XVIII, que modificaram a percepção do tempo e as relações de trabalho, a marcação do tempo deixou claro a diferença entre o tempo de trabalho e de não-trabalho. Com o avanço tecnológico das manufaturas, o ritmo de trabalho humano é cada vez mais ditado pelas máquinas.
Nota-se também um acelerado processo de industrialização e a instalação das fábricas nas grandes cidades, gerando um êxodo massivo de pessoas do campo para os centros urbanos em busca de emprego. Esse rápido e intenso movimento migratório, somado às degradantes condições de trabalho, resultaram em uma situação de vida precária para a maior parte da população.
Neste quadro, os trabalhadores passam a se organizar coletivamente para reivindicar seus direitos e lutar por melhores condições de trabalho e de vida, tendo no restrito tempo livre o momento possível para tal. Por sua vez, aparece entre os empregadores uma preocupação com um maior controle do uso do tempo livre de seus empregados.
Neste cenário, Analise as assertivas sobre o lazer.
I) A industrialização, a urbanização e as lutas dos trabalhadores por melhores condições de vida formam, segundo os autores estudados, as bases para o surgimento do lazer.
II) Há uma forte relação dialética entre trabalho e lazer, que se configura como um fenômeno moderno, que possui relações com suas formas pretéritas, mas que não deve ser igualado a elas.
III) O surgimento do lazer se dá na Antiguidade com o skholé, prossegue na Idade Média com o ócio e atinge seu ápice na Modernidade, com as marcações do tempo entre trabalho e não-trabalho;
Está correto o que se afirma em:
A)
III, apenas.
B)
I e II, apenas.
C)
I e III, apenas.
D)
II e III, apenas.
E)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
eu coloquei 1 e 3 mas nao tenho certeza se ta certo
Explicação:
Respondido por
2
Resposta:
I e II, apenas.
Explicação:
confia, acertei
Perguntas interessantes