ENEM, perguntado por Luizaaalves1270, 1 ano atrás

Na história da arquitetura pode-se identificar a presença de sistemas formais que orientam tanto a definição dos volumes comoa dos elementos menores de um projeto. Esses sistemas formais têm duplo sentido: conjunto ordenado de elementos espaciais e construtivos e procedimento para construir.Abaixo estão representados dois projetos da arquitetura do século XX. O Hospital de Veneza (1964-65) (Figuras 1 e 2), um dosúltimos projetos de Le Corbusier, no qual o arquiteto resolve um complexo programa em uma localização muito difícil. Osegundo é a Escola Munkegards (Soborg, Dinamarca, 1948-57) (Figuras 3 e 4), de Arne Jacobsen, comumente mencionadacomo um dos exemplos ilustres da arquitetura, entre outros motivos, pela precisão sistemática da sua resolução planimétrica.Observando os dois projetos reproduzidos acima, pode-se afirmar que:I - Em ambos os projetos, as linhas da retícula definem a rede de circulação, enquanto os espaços entre as linhas sãoparcialmente ocupados por áreas de permanência prolongada.II - As bordas das plantas são constituídas por módulos incompletos, permitindo a expansão do edifício sem prejuízos à suaconfiguração atual.III - Um sistema reticular é apenas um ponto de partida do projeto, podendo ser alterado pela ação projetual, em função doprograma e da sua localização.IV - Projetar a partir de uma retícula restringe a criatividade e dificulta as relações com o entorno da edificação.V - Os sistemas em retícula são, por sua natureza, rígidos, comprometendo a qualidade espacial das cidades.São corretas APENAS as afirmações:(A) II e IV (B) III e V (C) IV e V (D) I, II e III (E) II, III e IV

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
5

Alternativa correta (D), somente as afirmativas I, II e III estao corretas.

Le Corbusier lançou, em seu livro Vers une architecture (Por uma arquitetura, na tradução em português), as bases do movimento moderno de características funcionalistas. A pesquisa que realizou envolvendo uma nova forma de enxergar a forma arquitetônica baseado nas necessidades humanas revolucionou (juntamente com a atuação da Bauhaus na Alemanha) a cultura arquitetônica do mundo inteiro.

Arne Jacobsen começou a trabalhar como pedreiro, acabando por se formar como arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhague, onde também foi professor a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe e a partir desta data abriu o seu atelier, onde trabalhou até morrer.

Em 1951 criou a cadeira Ant, e em 1955 a Série 7, que se tornariam uma das cadeiras de maior sucesso comercial no mundo. Como arquiteto, os seus projetos mais conhecidos são o St. Catherine's College, em Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhagen para o qual desenhou a cadeira Egg, em 1957.

Perguntas interessantes