Lutyens foi um arquiteto que sabia de fato o que significava alinguagem clássica. Ao mesmo tempo em que amava as ordens, obedecia a elas e as desafiava. E se a compreensãoda regra é um dos fatores essenciais na criação dos grandesedifícios clássicos, o desafio à regra é outro.Analisando as afirmações de John Summerson e as ilustrações, ao lado, da obra do arquiteto inglês Edwin LandseerLutyens (1869 -1944), conclui-se:(A) Lutyens era um rebelde, por isso sua arquitetura não podeser considerada clássica.(B) Lutyens foi o primeiro arquiteto inglês a desafiar as regras do Tratado de Vitruvio e a abandonar a linguagemclássica como expressão nos seus projetos.(C) para que um edifício possa ser considerado clássico, éimperativo que obedeça às regras estabelecidas por Albertia partir da interpretação do Tratado de Vitruvio.(D) o desafio às regras, característico da obra de Lutyens,faz com que a obra do arquiteto não seja consideradaclássica, e sim, como uma das obras mais representativas do barroco inglês.(E) no Classicismo, a relação com a Antigüidade concretiza-se não como cópia, e sim, como criação a partir dacompreensão das regras, como ilustra a atitude projetualde Lutyens.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Alternativa correta (E) no Classicismo, a relação com a Antigüidade concretiza-se não como cópia, e sim, como criação a partir dacompreensão das regras, como ilustra a atitude projetualde Lutyens.
A arquitetura clássica refere-se à arquitetura da Antiguidade Clássica, especificamente à arquitetura grega e de algum modo a toda aquela nela inspirada e baseada, como a arquitetura romana, do Renascimento ou do neoclassicismo.
Pode-se assim dizer que os elementos que compoem esta corrente arquitetonica são aplicados em diferentes contextos daqueles para os quais foram pensados inicialmente sem, no entanto, perderem a sua designação.
Este gosto pela corrente clássica e consequentemente pela recriação das suas componentes em edifícios posteriores não tem um período temporal definido e observa-se ao longo da história da arte nos mais variados revivalismos.