Na história da Antiguidade, surgiram processos políticos fundamentais que são referência até hoje como a forma de República, os conceitos de Democracia e etc. A formatação desses regimes são tratados nas obras dos grandes filósofos da época como: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Desde acordo com os pensamentos desses filósofos, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
No pensamento político, Platão criticava a democracia grega na época, onde os governantes agiam sempre em favor da coletividade, e as leis eram elaboradas para minimizar o sofrimento da população pobre.
b)
Como forma de dar sustentação para os governantes gregos em sua época, Platão elaborou o livro República no qual explanava que o regime ditatorial dos imperadores deveria se sobrepor à democracia como forma de manutenção de poder em uma época de muitas guerras.
c)
Aristóteles condenava o regime da escravidão na época da Antiguidade, sendo que em uma das suas obras seminais um dos meios para que a democracia grega tivesse um desenvolvimento para um sistema onde toda a população poderia sair beneficiada era com o fim do regime escravocrata.
d)
O estudo de Aristóteles intitulado Política é uma espécie de manual de estudo das cidades, por isso, tem como objeto o espaço público coletivo e autônomo chamado pólis.
e)
A Democracia foi uma forma de governo idealizada pelos imperadores Romanos, durante a antiguidade na Grécia esse regime não chegou a ser idealizado, visto que apenas a escravidão foi praticada na Grécia.
2)
A “Renascença italiana” (XIV-XVI) foi espaço não apenas de intensa criação no campo das artes, mas também de intensos conflitos políticos. Trata-se de um período de decadência da Idade Média para o início da Idade Moderna.
De acordo com o pensamento político e econômico desse momento, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Um dos grandes pensadores daquele momento era Maquiavel. Em seu livro O Príncipe de 1513, Maquiavel faz uma crítica ao reinado dos Medici na República de Florença, onde apontava que a separação em vários reinos trariam condições para descentralizar o poder e diminuir os conflitos.
b)
Sobre a religião, Maquiavel reconhece a importância da instituição Igreja Católica no século XV e XVI, no entanto, a critica tendo em vista a perda do desvio da espiritualidade da Igreja para a imposição de poder político.
c)
Os conflitos durante a época da Renascença tiveram muitas perturbações em toda sociedade, para isso o único modo que Maquiavel discorria em seu livro O Príncipe era o prolongamento do feudalismo como sistema de produção e governo.
d)
Na obra O Príncipe de Maquiavel, o modo que o pensador italiano aponta para o fim das guerras na Itália é com a união territorial de todas as repúblicas e a saída dos Medici na República de Florença para a entrada dos Borgia.
e)
No quesito sobre a religião, Maquiavel apontava na sua principal obra O Príncipe, destacava o fortalecimento do poder da Igreja Católica durante o período da Renascença durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
1 )O estudo de Aristóteles intitulado Política é uma espécie de manual de estudo das cidades, por isso, tem como objeto o espaço público coletivo e autônomo chamado pólis.
LETRA D
Respondido por
2
Resposta:
Explicação:
Alguém tem a 2
Perguntas interessantes