Na herança monogênica, há casos em que as características são determinadas por genes localizados em um autossomo e que se manifestam mesmo em dose simples. Além disso, a frequência aparece igualmente entre homens e mulheres, ocorrendo em todas as gerações. Em média, um afetado tem 50% de chance dos seus filhos serem também afetados. Baseado nas informações acima, construa uma genealogia hipotética de uma família com até 3 gerações, bem como determine se o padrão da herança autossômica é dominante ou recessiva
Soluções para a tarefa
Podemos construir um heredograma que mostre uma condição genética autossômica monogenética com caráter dominante através da imagem criada abaixo, em anexo. Sendo as áreas hachuradas consideradas como os indivíduos afetados.
Caracterizando os Heredogramas. O que são?
Sabemos que os heredogramas são caracterizados como representações gráficas que objetivam mostrar as relações de parentesco entre os diferentes indivíduos, assim como aqueles que carregam um determinado fenótipo.
Logo, diante deste tipo de representação é possível entender sobre as características de uma família, bem como a probabilidade de filhos ou descendentes que terão uma determinada condição genética.
Vale destacarmos que dentro de um heredograma existem diversos símbolos que devem ser seguidos para facilitar o entendimento universal, alguns deles são:
- Círculos: mulheres;
- Quadrados: homens;
- Losango: sexo não identificado;
- Círculo ou quadrado hachurado: indivíduo afetado;
- A disposição entre os quadros deve ser na ordem de nascimento dos filhos.
Entenda mais sobre heredograma aqui:
brainly.com.br/tarefa/45705509
#SPJ4