na filosofia de kant, quem sao os tutores?? e o que eles fazem??
Soluções para a tarefa
Kant (1724 -1804) viveu no período do Iluminismo, movimento intelectual ocorrido na Europa, no século XVIII, que é marcado pelo paradigma da subjetividade e pela busca do esclarecimento.
A palavra esclarecimento está totalmente vinculada à autonomia. Tornar se esclarecido é buscar a libertação das amarras, que impedem o homem de pensar por si. É um contínuo progresso que se dá por meio da razão, com o propósito de alcançar a autonomia.
Para Kant o ser humano não consegue atingir o esclarecimento se não for educado, desde a tenra idade, mesmo que ainda criança esteja ele inclinado à liberdade, porque se trata da liberdade ainda selvagem, anárquica, instintiva e irresponsável.
Portanto, o ser humano, sendo possuidor de tal liberdade, precisa passar por um processo educacional para privá-lo de tal liberdade, pois o mesmo, como fundador dos princípios morais pela razão, não é um ser esclarecido por natureza, isto é, ele será trabalhado da melhor forma possível, a fim de que possa sair de seu estado de menoridade e atingir gradualmente a sua maioridade, emancipação e autonomia.
Assim, para administrar esta passagem da menoridade intelectual para a maioridade, é necessário estar sob a responsabilidade daqueles mais esclarecidos: os tutores, que são os professores, os advogados, os juízes, os médicos, os religiosos, que tanto supervisionam quanto promovem o esclarecimento em seus tutelados.
Bons estudos!