Na concepção de Marx a sociedade se organiza para produzir e reproduzir a própria vida. Considerando que é dominando e transformando a natureza que os humanos conseguem produzir aquilo que necessitam para sobreviverem, é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
a) as mercadorias, que são objetos de troca no mercado, carregam consigo o valor agregado pelo trabalho humano.
b) a coleta de materiais na natureza, sem sua transformação por meio de tecnologia industrial sob o uso de mão de obra proletária, não é considerada trabalho na perspectiva marxista.
c) nas relações de trabalho entre proletários e burgueses, os proletários são impedidos de consumir o que produzem.
d) em uma sociedade primitiva, a coleta de ovos para fazer pão que será trocado sob forma de escambo não pode ser considerado um trabalho de transformação do mercado de mão de obra.
e) a divisão de tarefas para melhor produzir bens materiais pode ser considerado o elemento fundador do mercado capitalista.
A é verdadeira, de modo que, segundo Marx, é o trabalho que dá o valor às coisas, sendo, segundo Marx, a mais-valia a causa da desigualdade social do capitalismo.
B é falsa. Isto é também um tipo de trabalho, embora seja um trabalho extrativista, e não de criação de bens de consumo.
C é falsa. O proletariado é alienado daquilo que produz, mas ao menos em teoria pode, mediante pagamento, consumir aquilo que produziu.
D é falsa, pois neste caso houve agregação de valor por meio da ação humana e, portanto, trabalho.
E é falsa, pois, segundo Marx, o elemento fundador da ordem capitalista é a divisão entre burguesia e proletariado.