Na cena 1, destaca-se a ideia de impunidade que se mantém até os dias atuais, quando o cidadão não corresponde aos valores sociais e éticos esperados.
A) Localize frases que demonstram essa ideia.
B) Estabeleça relação entre as ideias expressas nas frases que você localizou com situações recorrentes, nos dias de hoje, em que o homem despreza leis e valores em benefício próprio.
Soluções para a tarefa
O questionamento acima refere-se à Obra: "O noviço".
Na obra O Noviço, a Cena 1 é a seguinte:
"..Qual o homem que, resolvido a empregar todos os meios, não consegue enriquecer-se? Em mim se vê o exemplo. Há oito anos, eu era pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei. O como não importa; no bom resultado está o mérito... Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver que responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa. As leis criminais fizeram-se para os pobres"
Resposta:
Nota-se a ausência de valores na Cena 1 na obra porque Ambrósio primeiramente afirma que a fortuna e riqueza devem ser conquistadas por meio de diferentes ações, sendo estas éticas ou não, sendo morais ou não. Ao fim do monólogo, afirma que o dinheiro pode livrá-lo de qualquer julgamento, sugerindo que a justiça é comprável e corrupta, assim como ele.
A ideia de impunidade presente na obra também é identificada nos dias atuais, quando políticos, por exemplo, em decorrência do poder financeiro que apresentam, realizam atos de corrupção clara e evidente, entretanto, nem sempre são presos ou acusados por suas reais atitudes antiéticas.