Na "Casa dos Avós", todo mundo vira neto.
Lembro, quando criança, de ir à "Casa dos meus Avós" e me deparar com um mundo de Amor, Alegria, Felicidade e muita Dedicação. Era como se estivesse chegando ao Céu, um verdadeiro Paraíso. Diferente da casa que vivia com meus Pais, que mesmo confortável e com muito amor, não tinha a Magia como a Casa deles. Para entendermos essa Magia bastava olhar para os pais, tios, primos e outros familiares, já que todos ficavam diferentes, mais leves, mais divertidos.
As conversas nem sempre eram interessantes, mas o lugar... Este sim era especial. Domingo, dia de Sol, céu azul, pequenas árvores dando sombra no quintal colorido com Galinhas, Gatos, Cachorro e muitos Pássaros. Todos vivendo em grande Harmonia, diga-se de passagem. Da cozinha o cheiro de bolo quentinho saindo do forno mesa farta, cheia de gostosuras que só minha Avó sabia fazer. E não demorava muito para o Vô chamar para brincar de pique-esconde.
Todos os primos reunidos na expectativa de começar a brincadeira, que só tinha uma regra: não podia sair de casa. Eu, me considerando bem esperto, procurava me esconder debaixo da cama ou dentro do guarda-roupas. Em duas rodadas, até os adultos participavam. Depois íamos comer, correr atrás das galinhas, brincar com os gatos e afagar o cachorro. No fim do dia, já cansado das atividades e pronto para voltar para casa, minha Vó ia em cada um dos netos e filhos, beijava a testa e dizia saudosa "Deus te abençõe.
Bem, agora somos adultos e diferente dos nossos Pais, não temos mais a "Casa dos Avós". Pela ordem, meus Pais um dia se tornarão Avós e a casa onde eu vivi por anos será a casa que meus filhos conhecerão por "Casa dos Avós". O que me resta, além das Lembranças e das Saudades, é a Sabedoria de que a "Casa dos Avós" não é o lugar, mas sim o Sentimento, o Amor, o Acolhimento, a Partilha e principalmente a União. É por isso que eu falo e repito: Na "Casa dos Avós", todo mundo vira neto.
"Memórias de Um Adulto" pelo Portal Feedobem em Homenagem ao dia de hoje, o "Dia dos Avós".
ATIVIDADES
1- Leitura
2- No dia 26.07 é comemorado o “Dia dos Avós” . O texto compara a Casa dos Avós ao Paraíso, você concorda com isso? Explique:
3- O que o autor do texto quer dizer com “ ... Casa dos Avós não é um lugar, mas sim o Sentimento ...”
4- Quais foram os seus sentimentos/ recordações ao ler esse texto ?
5- Agora escreva, algumas linhas sobre a casa dos seus avós:
Soluções para a tarefa
1- Leitura
2- No dia 26.07 é comemorado o “Dia dos Avós” . O texto compara a Casa dos Avós ao Paraíso, você concorda com isso? Explique:
Sim. A casa dos avós é uma fuga da monotonia cotidiana, onde somos tratados de forma diferente e especial, onde sentimos cheiros diferentes, tocamos um ambiente diferente, olhamos uma nova paisagem e ouvimos palavras encharcadas de alegria, carinho e ternura vindas de nossos avós ao nos verem. Por isso é um paraíso.
3- O que o autor do texto quer dizer com “ ... Casa dos Avós não é um lugar, mas sim o Sentimento ...”
O autor quer dizer que todo o sentimento de nostalgia pela casa dos avós não diz respeito à residência física que os avós moravam, mas sim todo o conjunto de fatores que participam da memória nostálgica e dos sentimentos que afloram sensações reconfortantes e satisfatórias ao lembrarem dos tempos com os avós, tais como: Os cheiros, as falas, o trejeito, o ambiente, as histórias, os risos etc.
4- Quais foram os seus sentimentos/ recordações ao ler esse texto ?
(Essa é uma questão pessoal, tente colocar aqui uma ou mais lembranças legais que você tem de seus avós. É uma pergunta aberta, conte qualquer coisa que quiser )
5- Agora escreva, algumas linhas sobre a casa dos seus avós:
Descreva a casa dos seus avós, como era a ambientação, a cor da casa, se era grande, pequena, fria ou calorosa, barulhenta ou silenciosa, o que você fazia ao visitá-los etc.
Como é uma pergunta direcionada a sua convivência com seus avós, não posso responder essa parte por você
me ajuda em só mais uma atividade que eu postei agorinha pouco pfvr ;-;