Na Antiguidade, o que dizia Sócrates sobre o diálogo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Trinta e cinco diálogos e treze cartas são tradicionalmente atribuídas a Platão.
Sócrates viveu na Grécia Antiga no século V a.C. Ele se tornou muito conhecido em Atenas, cidade onde nasceu, pois frequentemente era visto em espaços públicos, caminhando e dialogando com as pessoas que encontrava, em especial com os jovens.
Sócrates acreditava que o diálogo dava às pessoas a oportunidade de trazerem suas ideias à luz. Ele as ajudava a perceber o que sabiam sobre determinado assunto, a verificar os enganos cometidos, a fim de corrigi-los, e a elaborar novas ideias em conjunto com seus interlocutores.
"Dialogar nos permite dar à luz as ideias!" -SÓCRATES
Sócrates nunca registrou seus ensinamentos por escrito. Porém, seu aluno Platão, escreveu várias obras, nas quais citou seu mestre como personagem, ou seja, empregando o diálogo. Essas obras ficaram conhecidas com "diálogos platônicos" e, por meio delas, o pensamento de Sócrates chegou à atualidade, se tornando tema de vários textos e estudos.
Aqui está algumas informações a respeito do modo como Sócrates dialogava com seus interlocutores:
"Sócrates acreditava que a felicidade vinha de levar uma vida boa. O que é bom e o que é ruim? Esta era a a grande questão. Ele achava que descobriria se conversasse com muitas pessoas. Quanto mais questões fizesse, mais saberia [...].
Sócrates queria encontrar definições universais para ideias como bem, justiça e sabedoria, e não apenas descrições. [...] Sabia que ao ser capaz de descrever, por exemplo, um ato de coragem, as pessoas poderiam ser capazes de reconhecer a essência da coragem inerente ao ato. [...]
O método de Sócrates para encontrar a verdade sobre as coisas era um sistema de questionar o que as pessoas acreditavam. Assim, Sócrates esperava revelar as inconsistências. Ele pensava que a verdade só poderia ser encontrada com muito trabalho. [...]