História, perguntado por mariabeatriz3088, 1 ano atrás

Mulheres de Quênia e Etiópia obtêm autonom ia financeira e subvertem papéis de gênero por meio do atletismo [...] Na Etiópia e no Quênia, o machismo pode ser combatido com tênis de corrida. O dinheiro obtido nas pistas traz às mulheres a estabilidade econômica que lhes permite ser independentes para decidir como administrar suas contas, e, consequentemente, seu futuro. Ao voltar para casa depois da competição, a situação mudou: as mulheres levam o sustento e os maridos se encarregam das tarefas domésticas. Um documentário mostra esta incipiente revolu­ ção. O atletismo como veículo de emancipação feminina está retratado no filme “01:05:12. Una carrera de fondo” (em tradução livre, “01:05:12. Uma corrida de longa distância”), dirigido pelos espanhóis (avier Triana e Ruben San Bruno. Nas terras áridas do Quênia e da Etiópia, o protagonismo é das adetas vencedoras em grandes competições internacionais. O roteiro revela como grandes passadas e medalhas estão removendo os obstáculos que freiam a igualdade de gênero. “É apenas o começo, porém alguma coisa começa a mudar”, assegura Triana. [...] Entre as mulheres que aparecem no docum entário, muitas são divorciadas ou simplesmente decidiram não se casar, uma ideia que no Quênia ou na Etiópia ainda soa insólita. Dessa forma, o atletismo lhes brinda uma liberdade e um sentido muito amplo: podem marcar seu futuro profissional e começam a decidir sua posição no campo profissional sem obstáculos. Apesar disso, o machismo continua latente. “Os homens parecem aceitar a nova configuração, mas, quando começam a elaborar, deixam transparecer as contradições. É algo que levará muitos anos”, acrescenta Javier Triana1 .0 texto revela uma inversão de papéis de alguns hom ens e m ulheres em relação à estrutura fam iliar tradicional da região.a) Que inversão é essa?b) Em sua opinião, quais são as possíveis consequências dessa m udança?2. Relacione o conteúdo do texto às idéias de igualdade e liberdade.

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
3
Olá,


O texto trás a inversão do papel de "sustentar a casa" tradicionalmente atribuído aos homens, que tinham o dever de trazer o sustento econômico a família, e com a independência feminina vem se tornando também papel da mulher.

Esse tipo de mudança podem trazer vários benefícios, com a autonomia da mulher e a não dependência do homem podem ser evitados relacionamentos abusivos, exclusão e desvalorização da mulher na sociedade, além de tornar uma comunidade mais igualitária e justa.

Infelizmente, a sociedade ainda é machista, trazer possibilidades para as mulheres conquistarem sua autonomia pode ser o primeiro passo para que a igualdade seja realmente alcançada.


Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes