História, perguntado por maragatolarissa, 11 meses atrás

Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos. *

1 ponto

A- A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.

B-Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.

C- Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.

D-A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.

E-Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por BETOBRASIL
3

Explicação:

na verdade não é bem assim a Primeira Guerra Mundial ocasionou que a economia toda passou da normalidade para voltada para a indústria de armas e armamentos bélicos para Guerra como passar do tempo quando a guerra terminou aí a indústria belica parou e a aos poucos os países que estavam envolvidos na guerra voltaram para sua economia normal porém na década de 20 ocorreu um grande período de dificuldades. em razão da grande depressão dos states. o que ocasionou revoltas populares contra governos democráticos entre os quais o fascismo,Nazismo e o Socialismo.

Respondido por mariaclara9145528
3

Resposta:

Alternativa correta: a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.

Explicação:

O fim do conflito favoreceu a descrença nos partidos políticos tradicionais, o que levou muitas pessoas a apoiarem ideias não-liberais como o fascismo e o comunismo.

Perguntas interessantes