Muitos filósofos consideram que a característica da objetividade é uma questão central quando se trata do realismo moral. A objetividade possui muitos sentidos, mas compartilha uma ideia básica, a independência do sujeito. Sobre os múltiplos sentidos da objetividade, analise as seguintes sentenças:
I- No sentido metafísico, a objetividade é uma questão de existência que é independente de experiência e de opinião.
II- No sentido epistêmico, a objetividade é uma questão de crenças ou métodos que são livres de, ou tendem a reduzir, a influência de perspectivas ou interesses subjetivos.
III- No sentido prático, a objetividade procura remediar o tipo de dependência de opinião ou relativismo social que aflige os subjetivismos mais antigos, fixando rigidamente o significado dos termos morais num índice não variável: as respostas das sensibilidades morais reais.
IV- No sentido prático, a objetividade é uma questão de requisitos ou razões para agir que se aplicam a todos os agentes racionais da mesma forma, independentemente, de qualquer variação de sujeito a sujeito no ponto de vista ou nos objetivos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
III e IV estão corretas.
A epistemologia busca o sentido crítico.
A filosofia especialista parte do questionamento a partir da observação, ou seja, as questões lógicas dentro das ideias possuem diferentes interpretações, sendo esse o papel do cientista filosófico especialista, identificar essas ideias para solucionar o problema.
Podemos citar Pitágoras que partia da noção numérica para o pensamento filosófico. Assim, o alcance da realidade se dá através do pensamento, porém, para que o mesmo possa ser compreendido, ele através dos números cultivavam as experiências.
D) As sentenças I, II e IV estão corretas.
I- No sentido metafísico, a objetividade é uma questão de existência que é independente de experiência e de opinião.
II- No sentido epistêmico, a objetividade é uma questão de crenças ou métodos que são livres de, ou tendem a reduzir, a influência de perspectivas ou interesses subjetivos.
IV- No sentido prático, a objetividade é uma questão de requisitos ou razões para agir que se aplicam a todos os agentes racionais da mesma forma, independentemente, de qualquer variação de sujeito a sujeito no ponto de vista ou nos objetivos.
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