Pedagogia, perguntado por nayarajunior, 1 ano atrás

Muitos buscam os estudos por necessidades impostas pelo emprego; outros apresentam u“Esses alunos, além de excluídos do processo de escolarização, eram marcados por uma ideia de que a escola não era o ‘lugar deles’, pensamento manifestado por vários. Para esses alunos, retomar os estudos causava sentimentos controversos. Ao passo em que viam nessa retomada a oportunidade de conquistar algo que desejavam desde a infância, assumiam sentir vergonha do fato de irem para escola em idade adulta”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Sérgio. Afetividade e letramento na educação de jovens e adultos EJA. São Paulo: Cortez, 2013.

Conforme os conteúdos do texto-base, A escola como espaço de conhecimento especialmente da alfabetização, sabe-se que a escola possui uma função na vida do aluno de EJA. Sendo assim, observe as sentenças abaixo e assinale a afirmativa que indica essa ideia:

A A escola representa a instituição que faz com que os alunos de EJA se sintam inferiorizados.

B Os alunos de EJA procuram a escola como forma de participar da vida social e civil.

C A escola tem pouca influência na vida dos alunos de EJA.

D Na EJA, os alunos percebem que atribuíram demasiada importância à escola no passado.

E A influência dos demais colegas da classe reforçava o sentimento de exclusão nos alunos de EJA.


m profundo desejo de aprender

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
0

Olá,

Alternativa correta: A. A escola representa a instituição que faz com que os alunos de EJA se sintam inferiorizados.

O período escolar representa, para a maioria dos alunos do EJA, como  marcado pelo sentimento de exclusão e por uma história de fracasso, normalmente determinado por situações econômicas e sociais desfavoráveis.

Também vale ressaltar que a organização escolar em seu trabalho pedagógico, reproduz comportamentos elitizantes, que produzem impactos afetivos negativos, gerando nestes alunos sentimentos de incapacidade e baixa autoestima.

Perguntas interessantes