muitas verminoses sao doenças de veiculaçao hidrica cite um exemplo de verminose que apresenta esse tipo de transmissao explicando como ela ocorre
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Diarreia por Escherichia coli
A bactéria Escherichia coli, também conhecida como E. coli, a princípio, não é maléfica para o ser humano. Esse micro-organismo costuma viver de forma harmoniosa no intestino de animais de sangue quente, como aves e mamíferos.
No entanto, bactérias sofrem mutações genéticas facilmente, o que pode resultar no aparecimento de grupos de E. coli prejudiciais para a nossa saúde. Dessa forma, a ingestão de água e alimentos contaminados com bactérias desses grupos específicos pode causar dores abdominais e de cabeça, febre, vômito, calafrios e diarreia aguda.
Quadros de diarreia podem levar à desidratação, o que é muito perigoso, principalmente para crianças, gestantes, idosos e pessoas imunodeprimidas. Assim, o tratamento dessa doença envolve, principalmente, a reposição de líquidos e a manutenção de uma alimentação equilibrada.
2. Amebíase
A amebíase é causada por um protozoário que recebe o nome de Entamoeba histolytica. Esse agente infeccioso libera cistos, formas inativas e resistentes, capazes de sobreviver por muito tempo no ambiente. Sendo assim, a ingestão de água e alimentos contaminados com esses cistos aparece como a principal forma de transmissão da doença.
Entre os sintomas mais perigosos da amebíase estão dores abdominais acompanhadas de diarreia com sangue e muco. Portanto, o tratamento dessa enfermidade consiste na ingestão de líquidos para evitar a desidratação, acompanhada da administração de um vermífugo eficiente, capaz de combater esse micro-organismo.
3. Cólera
A bactéria Vibrio cholerae é o agente causador da cólera, doença que se manifesta por meio de uma diarreia leve em 80% dos casos. Porém, também existem casos graves dessa enfermidade, em que episódios constantes de diarreia aquosa podem levar a pessoa enferma a perigosos quadros de desidratação.
A transmissão da cólera também ocorre por meio da ingestão de água e comida contaminadas. Dessa forma, condições precárias de saneamento básico, falta de cuidados com a higiene pessoal e manipulação inadequada de alimentos colaboram com a disseminação dessa doença.
Um exemplo de verminose que apresenta transmissão hídrica é o ascaris lumbricoides.
Onde o ser humano ingere pela via oral água contaminada os ovos do verme que em sua vida adulta irá perpetuar o ciclo no intestino do homem liberando novos ovos por meio das fezes em rios e águas.
Como interpretar as verminoses no Brasil?
As verminoses que possuem a veiculação hídrica mais comuns no brasil são:
- Ascaris lumbricoides;
- Ancilostomideo;
- Estrongiloides;
- Schistossoma mansoni.
A verminose mais prevalente (que mais acontece) no Brasil é a Ascaris lumbricoides.
Ciclo ascaridíase:
- Homem ingere o ovo da ascaris;
- O ovo eclode no intestino;
- Larva sobe para o pulmão;
- Retorna ao intestino: torna-se um verme adulto;
- Agora no intestino o verme adulto começa e depositar ovos;
- As fezes com ovos vão aos rios e lagoas, perpetuando o ciclo.
Veja mais sobre Atenção Básica em:
brainly.com.br/tarefa/49619988
#SPJ2