como se deu o processo de resistência dos africanos escravizados no Brasil à opressão exercida pelos colonos portugueses. Sobre esse tema, marque a alternativa correta.
Os Quilombos foram comunidades de escravizados fugitivos que, na prática, serviam como armadilha pois devolviam os cativos aos respectivos donos em troca de uma compensação financeira.
Ao aceitar o cristianismo como religião oficial, muitos escravos passaram a ser aceitos e bem quistos pelos senhores de engenho.
A capoeira era uma das armas dos escravizados e funcionava como resposta a violência dos captores, pois, travestida de dança na verdade era uma arte marcial usada como defesa ante a brutalidade dos feitores.
O trecho "rebeliões, assassinatos, suicídios , revoltas organizadas também fizeram parte da história da escravidão no Brasil." retrata apenas formas passivas de resistência ao escravismo.
No engenho, eram pouco comuns as fugas pois os escravizados podiam ficar com parte do que produziam.
Soluções para a tarefa
Resposta:A resistência dos escravos foi uma resposta à escravidão que foi uma instituição presente na história do Brasil ao longo de mais de 300 anos. A sociedade brasileira foi construída pela utilização dos trabalhadores escravos, indígenas ou africanos. A escravidão no Brasil foi uma instituição vil e cruel que explorava brutalmente o trabalho de indígenas e africanos.
No caso dos africanos, a escravidão os removeu de sua terra nativa e os enviou a milhares de quilômetros de distância para uma terra distante, com idioma, religião e culturas diferentes das deles. Foi nesse contexto que milhões de africanos foram sequestrados e transportados em péssimas condições para serem escravizados no Brasil. Se quiser saber mais sobre isso, leia o seguinte texto: Tráfico Negreiro.
Os africanos foram utilizados em trabalhos domésticos e urbanos, mas, sobretudo, foram utilizados na lavoura, principalmente, no cultivo da cana-de-açúcar e também nas minas, quando foram descobertos metais e pedras preciosas em Minas Gerais, Cuiabá e Goiás.
Engana-se, porém, quem acredita que os africanos foram escravizados passivamente, pois, apesar da falta de registro, os historiadores sabem que inúmeras formas de resistência dos escravos foram desenvolvidas. Neste texto, o enfoque será nas diversas formas de resistência utilizadas pelos escravos africanos, ao longo dos séculos XVI ao XIX.
Explicação: