Lógica, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

Minha opinião. - Seres racionais

"Razão é moldar seu instinto
para desfavorecer ou favorecer seus benefícios e prejuízos."

Qual nosso diferencial dos animais? Alguns responderiam que é a habilidade de aprender, o físico ou aparência, a imaginação. O que você diria?

Pensando nessas sugestões.
Animais com certeza conseguem gravar e reproduzir, assim como nós, ou seja, eles aprendem.
Cada animal tem características específicas do físico de sua espécie, e dão habilidades que não temos acesso, como asas para voar, garras para cavar ou antenas para detectar, então apesar de sermos diferentes, não acho que nosso físico seja o melhor ou mais privilegiado.
A partir do momento que os animais recebem uma orientação que não entendem, sua imaginação começa a trabalhar em possibilidades que estejam em harmonia com a instrução recebida, eles escolhem uma e fazem, também usam sua imaginação para (de forma independente) construir seus abrigos ou proteger-se de pedradores.

Com isso, não concluo que sejam essas possibilidades.

Mas o que move os animais irracionais? Seu instinto. E eu diria que a resposta está nessa sugestão. Pois agir de modo que faça sentido muitas vezes não é uma linha reta.

Por exemplo para sermos promovidos no trabalho precisamos nos dedicar ao máximo, mostrar nosso melhor. Isso exige esforço, dedicação, tempo e sacrifícios de coisas prazerosas, ou seja, nosso instinto quer o maior número de benefícios, mas como somos racionais nós o manipulamos, assim passando por um período de prejuízos que nos dará o maior dos benefícios.

Será que um leão com fome, avistando uma zebra, esperará um momento em que terá mais zebras ajuntadas e em um local desprevilegiado? Com certeza não, ele aproveitaria aquele momento, para saciar sua fome.

Para conseguir algo maior, precisa-se passar por momentos de curto ou longo prazo de prejuízos, lógico que dependendo das suas circunstâncias isso será mais dificultoso ou mais fácil, só que independente disso o ponto é...conseguimos equilibrar nossos benefícios e prejuízos, isso é o nosso diferencial.

Significa que independente do que a pessoa esteja fazendo, ou em que fase de sua vida ela colocou-se, se essa corrida é com o objetivo final de conseguir um benefício ela está agindo de forma racional.

Eu penso assim, o que você pensa sobre isso?​

Soluções para a tarefa

Respondido por bfreireramos
0

Resposta:

Eu acho que o principal fator não é exatamente isso que você falou, mas ele é um dos mais influentes. No entanto, isto não nos torna exclusivo, pois o corvo por exemplo, houve um estudo (que eu não vou achar agora), mostrando um caso em que um corvo destreinado foi deixado com sede e então foi disposto um tubo de água na frente dele, no entanto esta água estava com pouco volume e ele não conseguia beber diretamente. Caso ele fosse um animal puramente instintivo ele iria tentar forçar a passagem do seu bico pelo buraco estreito do tubo e tentar com toda sua capacidade física beber a água, mesmo que em seguida ele não conseguisse sair, pois ficaria preso. Apesar disto, o corvo, diante da sua situação escolhe pegar varias pedras e jogar dentro do tubo pois ele havia imaginado que se ele colocasse pedras dentro do tubo a agua iria subir e então ele conseguiria beber dela.

Analisando este exemplo fica nítido que animais como corvos também conseguem ter essa consciência do "prejuízo" para um benefício maior a longo prazo, pois apesar do prejuízo neste caso (escolher passar sede por um tempo e gastar força para pegar e colocar pedras dentro do tubo) ter sido em menor escala, isto mostra que este tipo de manipulação não é exatamente exclusiva dos seres humanos.

O que na minha visão é realmente exclusivo dos humanos é a extrema autoconsciência, pois com ela nós fomos capazes de realizar questões sobre a nossa própria natureza e conseguir respostas para isto.


Usuário anônimo: A sua afirmação de o que nos torna diferentes dos animais é nossa "autoconsciência extrema" e concordo seria a ideia geral, mas o que eu expliquei foi quais ações nossas provam isso. Nessa questão do corvo, isso não foi um planejamento para o futuro, ele imediatamente procurou forma de beber a água, ou seja, foi instintivo mas delicado. Ele aprendeu a como pegar a água, então provavelmente ele já passou por situações parecidas.
Usuário anônimo: Os animais tem sim um sistema de benefícios e prejuízos, tanto é que cachorros treinados quando lhe oferecido um petisco, ele faz o esforço de obedecer a um comando para recebê-lo.
Usuário anônimo: A questão é o planejamento futuro!
Usuário anônimo: Continuar motivados a cada dia passar por situações que são prejudiciais, tanto fisicamente como psicologicamente, para obter um benefício. E esse tempo pode ser 1 semana, 1 mês, 1 ano ou até mesmo 20 anos. Se aquela for a nossa razão para nossas ações continuaremos persistentes.
Usuário anônimo: E essa ocasião do corvo, até está em harmonia com uma coisa que eu publiquei, a imaginação. O corvo imaginou como pegar a água, assim como nos imaginamos soluções para problemas. Então essa experiência não estava querendo mostrar a diferença entre humano e animal, mas foi para mostrar a inteligência animal.
bfreireramos: A sim, você tem razão mesmo, portanto eu acho que seu ponto nessa questão discutiu já o ponto realmente principal, eu pelo menos com meu conhecimento de agora, não tenho mais nada a adicionar. Obrigado"
Usuário anônimo: Nada!
Perguntas interessantes