Meu senhor, respondeu-me um longo vermegordo, nós não sabemos absolutamente nada dostextos que roemos, nem escolhemos o que roemos,nem amamos ou detestamos o que roemos; nósroemos.Não Ihe arranquei mais nada. Os outros todos,como se houvessem passado palavra, repetiama mesma cantilena. Talvez esse discreto silênciosobre os textos roídos fosse ainda um modo de roero roído.).Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.I. Apesar de o fragmento pertencer a umaobra do Realismo, não predomina nele ocompromisso com a verossimilhança.II. Em conformidade com o Realismo, ofragmento evidencia uma crífica aosleitores que, apesar de lerem muito, sãodisplicentes e/ou descompromefidos comas obras anfigas.III. O silêncio mencionado no último parágrafodo texto alude à ausência desentimentalismo e subjetividadecaracterísficas do Realismo.É correto o que se afirma em@ I, apenas.O II, apenas.O I e III, apenas.fg Il e III, apenas.O I, II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a letra A: I, apenas
I- Verdadeira. A obra de Machado de Assis Dom Casmurro é classificada como uma obra realista, porém não tem o compromisso em estabelecer a verdade.
II- Falsa. O texto não apresenta uma crítica sobre os leitores que leem uma obra e não a compreendem. Apresenta o fato curioso do eu lírico querer apresentar uma relação dos textos antigos com os novos.
Porém resolve "falar" com os vermes encontrados nos livros.
III- Falsa. O sentimentalismo e subjetividade são características do Romantismo.
Abraços!
Perguntas interessantes
Espanhol,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás