Filosofia, perguntado por mirianalves749, 11 meses atrás

Me ajudem por favor. Preciso responder isso urgentemente!!!!!!
Data de entrega até hoje!!!!!

Quais são as condições históricas para o surgimento da filosofia?E faça um preve comentario de cada uma e sua importancia?

Soluções para a tarefa

Respondido por grazielledasil39
2

Explicação:

podemos dizer que as principais condições históricas foram:

viajens marítimas- que fizeram os povos descobrirem que os lugares que os mitos falavam que existia deuses,titãs ou heróis a verdade é que era seres humanos que moravam lá.

As viajens proporcionou o desencantamento

do mundo,que passaram a querer as respostas que o mito não sabia dá.

invenção do calendário- é uma forma que vem ajudando a séculos calculando o tempo segundo as estações do ano,horas do dia,os fatos importantes que vem se repetindo, amostrando tudo isso, sendo algo natural e não algo divino que não podemos entender.

invenção da moeda- que deu uma nova forma que não pode ser realizada através de coisas concretas ou objetos concretos trocados por algo semelhante,mas uma troca feita por um um valor igual das coisas diferentes,amostrou assim,uma nova capacidade de abstração e de divulgação.

nascimento da vida urbanizada- com a autoridade do comércio e artesanato,dando início a técnicas das fábricações e de trocas, e diminuindo o valor das famílias da nobreza proprietárias de terras, por quem e para o que os mitos foram criados,contudo isso teve o surgimento de uma classe de comerciantes ricos, que precisavam se encontrar em um lugar de poder e de prestígio para suplantar o velho poderio da nobreza de terras e de sangue (as linhagens constituídas pelas famílias), fez com que se procurasse o valor pelo favor e encorajamento às artes, às técnicas e aos conhecimentos, favorecendo um ambiente onde a filosofia poderia surgir.

invenção da escrita alfabética- como a do calendário e da moeada, amostra o crescimento da capacidade de uma imagem e de globalização,uma vez que a escrita alfabética ou fonética,indiferente de outras escritas, como, por exemplo hieróglifos dos egípcios ou os ideogramas dos chineses,supõe que não se represente uma imagem da coisa que está sendo dita, mas a ideia dela, o que dela se pensa e se transcreve.

invenção da política- que amostra três aspectos novos e com decisão para o surgimento da filosofia:

1. A ideia da lei como expressão da vontade de uma coletividade humana que decide por si mesma o que é melhor para si e como ela definirá suas relações internas. O aspecto legislado e regulado da cidade servirá de modelo para a filosofia propor o aspecto legislado, regulado e ordenado do mundo como mundo racional;

2. O surgimento de um espaço público, que faz aparecer um novo tipo de palavra ou de discurso, diferente daquele que era amostrado pelo mito. Neste, o poeta-vidente, que recebia das deusas ligadas à memória, uma iluminação misteriosa ou uma revelação sobrenatural, dizia aos homens quais eram as decisões dos deuses a que eles deveriam obedecer.

agora o surgimento da cidade política, vem a palavra como direito de cada cidadão de falar em público sua opinião, debater com os outros, persuadi-los a tomar uma decisão proposta por ele, de tal modo que surge o discurso político como a palavra humana compartilhada, como diálogo, discussão e providência humana, isto é, como decisão pensante e amostra dos motivos ou das razões para fazer ou não fazer alguma coisa. A política, valorizando o humano, o pensamento, a discussão, a persuasão e a decisão coerente, valorizou o pensamento lógico e criou condições para que surgisse o discurso ou a palavra filosófica.

3. A política estimula um pensamento e um discurso que não procuram ser formulados por seitas secretas dos iniciados em mistérios sagrados, mas que procuram, ao contrário, ser públicos, ensinados, transmitidos, comunicados e discutidos. A ideia de um pensamento que todos podem comunicar e transmitir, é fundamental para a filosofia.

Perguntas interessantes