ME AJUDEM PFV É PRA HOJE!!!! :(
Assinale a alternativa correta. (1,0). Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi:
a) A concorrência tecnológica entre ingleses e estadunidenses, que estimulou o desenvolvimento econômico.
b) A expulsão das tropas napoleônicas do território inglês que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.
c) O movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.
d) A abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial.
e) Acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta é a Letra
A) A concorrência tecnológica entre ingleses e estadunidenses, que estimulou o desenvolvimento econômico.
Espero ter ajudado
Resposta:
ALTERNATIVA E
Explicação:
A questão exige que se aponte o fator que tenha contribuído para o processo de industrialização inglês. Pois bem, o movimento ludista não pode ser considerado um fator decisivo para a industrialização porque foi um movimento de insurreição contra um dos efeitos deste processo, isto é: a mecanização do trabalho (o que descarta a alternativa C). Os planos de Napoleão para invadir a Inglaterra fracassaram em 1805, quando a marinha inglesa destruiu as frotas de navios franceses e ingleses na Batalha de Trafalgar. Portanto, os ingleses não precisaram “expulsar os franceses de suas terras”, como sugere a letra B, que, deste modo, está errada. O Pacto de Berlim, ou Congresso de Berlim, realizou-se em 1878, quando o processo de industrialização inglês já havia se consolidado, e tratava de outros assuntos – o que invalida a letra D. Do mesmo modo, a concorrência tecnológica entre EUA e Inglaterra só se deu depois da consolidação do processo de industrialização de ambas as nações (letra A está errada). Resta a informação contida na letra E, que é a correta, referente à acumulação de capital decorrente da exploração colonial inglesa, praticada sobretudo no século XVII.