Biologia, perguntado por gabriellacleto, 10 meses atrás

Me ajudem nesta questao nao estou entendendo pq o gabarito é E. O que tem de errado na B?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Vessimion
1
Há dois erros na B. Primeiramente, a glicose não é proveniente exclusivamente da digestão de carboidratos, pois existe no nosso corpo um fenômeno chamado gliconeogênese, que é a formação de glicose a partir de um composto que não é açúcar. Sim: nosso corpo consegue formar glicose a partir de proteínas e lipídios também. Outro erro é o saldo final de ATP, pois o saldo de ATP na glicólise são 2 ATPs. (Consome-se 2 ATPs no início, e formam-se 4 ATPs no final, 4 - 2 = 2).

Fosforilação oxidativa é quando o ADP se transforma em ATP: ocorre na cadeia respiratória, e nela há oxigênio: o oxigênio atrai os elétrons dos NADH e FADH (lembrando que o FAD é a vitamina B2 e o NAD a vitamina B3) , assim há liberação de H+, que fornecem elétrons (energia) para o ADP se transformar em ATP. Esses elétrons só conseguem chegar no ADP porque o oxigênio é TÃO eletronegativo, que os atrai... se não fosse o oxigênio, não atrairia os elétrons e não formaria ATP.

gabriellacleto: Hm.. Agora eu entendi. Muito obrigada
Respondido por kiev
0
Olá, a letra B está errada pelo seguinte motivo: (Observe a imagem que eu postei para ficar claro)
Durante a glicólise, a glicose é degradada até se tornar 2 ácidos pirúvicos. Mas devemos notar que no início da glicose, gastamos 2 moléculas de ATP para formar a frutose-1,6-bifosfato.
De acordo com a imagem postada, durante o processo de glicólise, temos a quebra da glicose em 2 moléculas de 1,3-bifosfoglicerato. Essas 2 moléculas produzirão 2 ATPs. Após isso, o fosfoenolpiruvato é degradado em 2 ácidos pirúvicos (piruvatos) que formam 2 ATPs.
No final, temos um saldo de 2 ATPs. Porque gastamos 2 pra iniciar a quebra e recebemos 4 após a quebra.
Anexos:

gabriellacleto: Otimo! muito obrigada
gabriellacleto: Ficou mais facil de entender
Perguntas interessantes