Português, perguntado por mayzamayob18, 11 meses atrás

Me ajudem nessas perguntas sobre a música "Eduardo e Mônica" Legião Urbana


1) Podemos dizer que a música é uma narrativa? Por quê?

2) Quais os personagens apresentados na música?

3) O narrador é personagem ou observador? Justifique sua resposta.

4) Os fatos narrados acontecem de forma mais o menos rápida? A ordem cronológica ou não? Cobrem um período longo ou curto de tempo?

5) A história se passa em um espaço delimitado? Destaque do texto, trechos que se referem ao espaço.

6) Que fato deu origem à narrativa?

7) Fica claro na música o desfecho da história? Qual é o desfecho?

8) Identifique qual o significado das expressões "não to legal...", birita, boyzinho, de camelo, no esquema, vice-versa e encontre palavras, que substituam corretamente cada uma delas.

9) Informe: nomes, idade. Como se conheceram? O que faziam antes de se conhecerem? O que cada um gostava antes e depois de se casarem? Qual o grau de escolaridade antes e depois do casamento? Quantos filhos e o que conquistaram juntos?

10) Diferença Educacional: Para ajudar, faça pesquisa pobre Bandeira Bauhaus, Van Gogh, Os mutantes, Caetano e de Rimbaud. Descreva a diferença educacional entre os personagens.

11) Como é uma família. A família na música é composta por quais membros? Qual deles era mais à família? Por quê responde assim? (Cite um trecho do texto).

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
119

1. Sim, podemos música é uma narrativa porque ela conta uma história, ou seja, narra acontecimentos que seguem um fio condutor.

2. Os personagens apresentados na música são Eduardo e Mônica.

3. O narrador é narrador-personagem, em terceira pessoa. Conta a história sem participar diretamente dela.

4. Os fatos narrados ocorrem em ordem cronológica no período de vários anos.

5. A história narrada ocorre em vários espaços, em bares, festas, faculdade, em Brasília e também menciona uma viagem.

6. O fato que deu origem à narrativa é o encontro do casal.

7. Sim, fica claro na música o desfecho da história, que é o casamento e felicidade do casal, que se transforma em uma família.

8. "não to legal" significa que a pessoa está passando mal, enquanto que birita é uma bebida, "boyzinho" se refere a alguém de classe média alta, "no esquema" significa conforme o plano.

9. Os personagens antes de se conheceram levavam suas vidas normalmente; Eduardo fazia aulas de inglês e Mônica era estudante de medicina.

10. Todos os nomes citados são de artistas consagrados. Manoel Bandeira, por exemplo, é um importante escritor e poeta brasileiro.

11. A família da música é composta por Eduardo, Mônica e os gêmeos filhos do casal.

Abraços!


mayzamayob18: Nossa valeu mesmo!! Muito obg! ^-^
Respondido por torres320
5

1) Em relação à música "Eduardo e Mônica", Legião Urbana, pode-se afirmar que é narrativa, pois existem elementos de uma narração, como verbos no passado, personagens, enredo, narrador e espaço narrativo.

O que caracteriza um texto narrativo é o contar de uma história. Na canção, conta-se um romance que ocorreu de forma inesperada com pessoas pouco provável. Nesse tipo de sequência, é comum aparecerem personagens, verbos no passado (como "fizeram", "encontraram", "jogava" e "foram"). Além disso, é comum a presença de diálogos ("Um carinha do cursinho do Eduardo que disse/Tem uma festa legal, e a gente quer se divertir/Festa estranha, com gente esquisita").

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/28992477

2) Estes são os personagens que aparecem na narrativa: Eduardo, Mônica, um carinha do cursinho, os amigos do casal, o avô de Eduardo e o narrador.

É importante relembrar que todas as pessoas que participam da história são denominados personagens. Eduardo e Mônica são os protagonistas, isto é, os personagens principais. Toda a narrativa ocorre a partir da história desse casal. Além deles, há outros personagens que desempenhas outras funções, chamados de secundários, como os outros citados no primeiro parágrafo.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/26831166

3) O narrador é personagem. Isso ocorre porque ele participa da história, apesar de não central nela. Só percebemos essa participação do narrador na penúltima estrofe. Antes disso, ele atua apenas como observador, já que não se inclui nos fatos narrados

A narrativa é construída a partir do ponto de vista do narrador, que, em dado momento, manifesta-se como parte dela. Ao indicar uma marca em primeira pessoa, que é um pronome possessivo em primeira pessoa do plural, "nossa", que aparece neste verso: "E a nossa amizade dá saudade no verão".

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/33240702

4) Os fatos são narrados de forma rápida. Prova disso é que Eduardo e Mônica se encontraram e logo não se desgrudaram mais.

Além disso, os acontecimentos foram narrados de acordo com a ordem cronológica, ou seja, conforme a ordem em que ocorreram. Primeiramente, se encontraram. Posteriormente, são narrados diferentes situações que ocorreram uma após a outra.

Por fim, os fatos descrevem um longo período de tempo. Prova disso é que a narrativa se inicia no primeiro encontro, quando Eduardo tinha 16 anos e Mônica já cursava Medicina, e termina com o filho do casal de recuperação, apontando para um extenso período.

LINK:https://brainly.com.br/tarefa/18998469

5) A narrativa se passa em diferentes espaços: em bares, em uma festa, em um parque, faculdade e viagem, por exemplo. Seguem alguns fragmentos que indicam isso:

  • "Tem uma festa legal, e a gente quer se divertir"
  • "Se encontraram, então, no Parque da Cidade"

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/33972410

6) O fato que originou a narrativa foi um encontro casual de Eduardo e Mônica em uma festa. O rapaz ficou sabendo do evento mediante um colega. Percebe-se isso neste fragmento: "Um carinha do cursinho do Eduardo que disse/Tem uma festa legal, e a gente quer se divertir".

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/42993204

7) O desfecho fica claro. Eduardo e Mônica se entenderam e formaram uma família feliz, apesar de imperfeita.

Chamamos de desfecho o final de uma história. O texto indica que, mesmo sendo diferentes e passando por situações inesperadas, como por exemplo, o filho ficando de recuperação, eles conseguiram ser felizes.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/4461173

8) Seguem os significados das palavras e/ou expressões solicitadas:

  • "não tô legal": não estou sóbrio;
  • birita": bebida alcoólica;
  • "camelo": bicicleta;
  • "esquema": rotina;
  • "vice-versa": ao contrário.

Esta questão requer o conhecimento de sinônimos, que são as palavras que apresentam sentidos parecidos.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/24942947

9) Eduardo: 16 anos; estava nas aulinhas de inglês quando se conheceram; ele gostava de jogar futebol de botão com o avô.

Mônica: não indica a idade, mas era bem mais velha, pois já estava na faculdade; fazia medicina e falava alemão quando se conheceram; ela gostava de "Bandeira e do Bauhaus/Van Gogh e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud".

Após ficarem juntos, ambos estavam formados - ela bem primeiro - e tiveram gêmeos.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/15034155

10) Eduardo e Mônica estavam vivenciando fases da vida diferentes; por esse motivo, tinham uma grande diferença educacional. Ela, mais velha, apreciava os clássicos da arte e da música. Ele, mais novo, gostava de assistir a novelas e jogar futebol de botão com o avô.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/25611881

11) A família era composta por Eduardo, Mônica e os filhos, que eram gêmeos. O casal era unido - apesar de brigas comuns - e apegado à família que construíram, como indicam estes versos: "Batalharam grana, seguraram legal/A barra mais pesada que tiveram".

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/50644

BONS ESTUDOS!

Anexos:
Perguntas interessantes