Psicologia, perguntado por ahorano21701, 1 ano atrás

Me ajudem

1. Qual a sua opinião a respeito da situação da Cracolândia? (mínimo de 05 e máximo de 15 linhas)


2. Na condição de Psicólogo, quais ações você proporia para melhorar as condições de vida deste público.

Soluções para a tarefa

Respondido por DelmondesPaulo
10

Resposta:

A Cracolândia é o fenômeno mais expressivo da desistência, vício, política as drogas, inserção do profissional de psicologia no ambiente do usuário. Pois é mais que visível que a luta contra as drogas são uma grande falácia, que provoca o caos as periferias e o faturamento de milhões para o tráfico, polícia e político corruptos. De uma forma geral o usuário de crack já utilizou de outras drogas, que são distintas desta, mas muitas vezes, por questões econômicas ou viciosa este individuo procura por uma droga mais acessível e forte, além deste motivo há vários outros, isso depende da construção social do indivíduo e pré disposição genética, que também pode influenciar, a ótica que o Estado utiliza em relação as drogas não são nenhum pouco eficiente e empática com o usuário, e isso precisa ser mudado, além do crack outras substâncias são utilizadas de forma desenfreada por diversos sujeitos e está por sua vez tem benefícios quanto malefícios, sendo que os malefícios estão ligados a produção ilegal de certos produtos que não tem fiscalização do estado, por exemplo a maconha. Enquanto não houver um amadurecimento por parte da população, da área da saúde e das políticas a respeito aos usuários e a própria droga, não haverá avanços relacionado a este tema.

As ações mais viáveis neste momento é pesquisas relacionado as causas que usuário enfrentei para utilizar qualquer produto que seja, e descobrir como o mesmo chegou ao patamar do crack, pois normalmente não é a droga que se inicia. É necessário também pesquisas relacionado a outras drogas, como a maconha, pois está já apresentou benefícios para a redução de abuso de substâncias químicas como o crack e a cocaína, o conscientização da população a respeito das drogas e suas magnitude também ajudaria neste processo, observar políticas de drogas de lugares como Canadá e países da Europa também poderia nos dar soluções plausíveis para este problema complexo e que toma maiores proporções a cada ano.

Respondido por marcelarodriguesbarb
4

Resposta:

A Cracolândia é um acontecimento eloquente do vício, desistência, política de drogas e a colocação do Psicólogo no ambiente do usuário, apesar dos esforços, ainda assim, falta atenção aos usuários e informações para as pessoas, temos a ideia de que quem vive na Cracolândia são pessoas perdidas, criminosas, etc. Isso ocorre por falta de informação.

As pessoas que vivem na Cracolândia deveriam receber mais atenção e respeito de outros profissionais da área da saúde, não serem internados à força, pois isso poderia atrasar ou até mesmo piorar o processo de recuperação. Não serem tiradas de sua atual realidade, pois isso tende a ajudar não processo, pelo qual o usuário terá uma “resistência” maior do que ser retirada do seu meio. Além disso, também poderão ser criados alojamentos de dois cômodos, onde caso a pessoa aceite ela possa morar, e serem reintegrados ao mercado de trabalho. Em relação às pessoas que precisam de cuidados médicos devem ser encaminhadas à UBS e ao CAPS.

Explicação:

Perguntas interessantes