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1_Sobre às possibilidades e impossibilidade do conhecimento, duas posições extremadas se apresenta: de um lado, o ceticismo , que, nos casos radicais, nega toda certeza e se recusa a formular qualquer tipo de conclusão; de outro, o dogmatismo, que defende a posse de verdade absolutas e indubitáveis. É correto afirmar que:
a) o dogmatismo não se expressa fora do domínio da religião, no qual o fundamento da verdade é a revelação divina.
b) o ceticismo, surgido no mundo grego antigo, não encontrou representante na modernidade filosófica, marcada pelo racionalismo.
c) o cético moderado defende a suspensão provisória do juízo, adotando uma
concepção de conhecimento relativo.
d) os filósofos dogmáticos em geral, mesmo defendendo a verdade de sua escola, não abdicam da crítica às próprias ideias.
e) a fé é o ceticismo radical, para a qual nem a razão nem a fé são capazes de atingir a verdade.
2_Na Modernidade. um dos temas mais discutidos pelos filósofos foi o conhecimento, dada a importância atribuída à investigação das condições de validade dos saberes. Neste sentido, podemos apontar como questões essenciais da Teoria do conhecimento:
a) Os conceitos de sujeito e verdade, considerados os mais investigados quando se trata do conhecimento filosófico.
b) As questões quanto à possibilidade (ceticismo, dogmatismo), a origem (empirismo, racionalismo), a essência (subjetivismo, objetivismo), os tipos de conhecimento e os critérios de verdade.
c) As categorias de verdade, extensão do conhecimento, a confiabilidade dos sentidos e a correção dos juízos.
d) As questões sobre a classificação dos saberes, a demarcação da ciência, a finalidade do conhecimento e a objetividade do sujeito.
e) Os conceitos de compreensão, verdade, subjetividade, causalidade, experiência sensível e raciocínio lógico.
3_O conhecimento é resultado de uma relação entre um sujeito que conhece e um objeto que é conhecido, que se caracteriza como um processo
(a) desigual e desequilibrado, embora entre pólos de conteúdos idênticos.
(b) absoluto e imutável, na medida em que nenhum dos dois sofrerá qualquer modificação.
(c) em que o sujeito não se transforma em função do objeto.
(d) no qual o sujeito, apreendendo as características do objeto, constrói em sua consciência, uma imagem ou representação do mesmo.
(e) desigual e desequilibrado, embora entre pólos de conteúdos transgênicos.
4_A clássica oposição filosófica entre empiristas e racionalistas diz respeito à divergência, respectivamente, entre aqueles que afirmam que.
(a) apenas as verdades empíricas são logicamente necessárias e os que asseguram que apenas a própria razão pode fornecer tal tipo de verdade.
(b) o mundo empírico existe independentemente da mente e aqueles que sustentam ser o mundo empírico um produto da mente.
(c) a fonte do conhecimento reside fundamentalmente na experiência e os que defendem ser a própria razão a fonte de conhecimento.
(d) aqueles que afirmam que apenas o conhecimento empírico é a priori e aqueles que afirmam que apenas a razão pode nos fornecer um tal tipo de conhecimento.
5_Sobre o ceticismo, analise e marque apenas uma incorreta.
a) no ceticismo absoluto os erros dos sentidos mostram que o conhecimento proveniente dos sentidos não são dignos de confiança.
b) no ceticismo absoluto os erros da razão mostram que o conhecimento proveniente das opiniões diversas são dignos de confiança.
c) no ceticismo absoluto os erros da razão mostram que o conhecimento é provisório.
d) no ceticismo absoluto os erros dos sentidos mostram que o conhecimento proveniente dos sentidos não são dignos de confiança.
e) os erros dos sentidos e os erros da razão podem ser classificados como ceticismo absoluto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
1) C
2) D
3) D
4) C
5) B
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