História, perguntado por luioroprof, 4 meses atrás

me ajuda por favoooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrr​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matthewsfelicidade
3

20 anos 11 meses 16 dias (21 anos)

Ao longo de 21 anos de Ditadura Militar, o Brasil passou por cinco governos diferentes, cada qual governado por diferentes “presidentes”. Os cinco governos desse período foram os seguintes:

Humberto Castello Branco (1964-67)

Artur da Costa e Silva (1967-69)

Emílio Médici (1969-74)

Ernesto Geisel (1974-79)

João Figueiredo (1979-85)

Castelistas:

Humberto Castello Branco

Ernesto Geisel

João Figueiredo

Linha dura:

Artur da Costa e Silva

Emílio Médici

Os Atos Institucionais (AI) foram diplomas legais baixados pelo poder executivo no período de 1964 a 1969, durante a ditadura militar brasileira. Foram editados pelos Comandantes-em-Chefe do Exército, da Marinha e da Aeronáutica ou pelo Presidente da República, com o respaldo do Conselho de Defesa Nacional. Todas estas normas estavam acima de todas as outras e até mesmo da Constituição (1946 e 1967). Esses atos não estão mais em vigor desde o fim do Regime Militar os Atos Institucionais foram utilizados como mecanismos de legitimação e legalização das ações políticas dos militares, estabelecendo para eles diversos poderes extra constitucionais. Entre 1964 a 1969 foram decretados 17 atos institucionais, regulamentados por 104 atos complementares, o governo divulgou que seu objetivo era combater a corrupção e a subversão.

Tendo como principal o AI5

UNE (União Nacional dos estudantes)

PCB (partido Comunista do Brasil)

MDB (Movimento Democrático brasileiro)

Propôs mudanças no poder e abrandamento nas formas de repressão, sinalizando com declarações e discursos que iniciaram a abertura politica de forma lenta, gradual e segura


geovannarosarodrigur: e o movimento de oposição???
Perguntas interessantes