“Marx, em 1867, já descrevia algumas das coisas do trabalho infantil. Segundo ele, como com o advento das máquinas, reduz-se a necessidade da força muscular, permitindo agora o emprego de trabalhadores fracos ou com desenvolvimento físico incompleto, mas com membros mais flexíveis. Assim, emprega-se o trabalho das mulheres e das crianças”.Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: KASSOUF, Ana Lúcia. O que conhecemos sobre o trabalho infantil? Nova economia. Belo Horizonte. v. 12, n. 2, maio/ago. 2007. p. 323-350. Link: 2014. Acesso em 28 dez. 2016.De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, a respeito da classe trabalhadora no contexto social e econômico em que Marx viveu, analise as sentenças a seguir:I. A educação das crianças era comprometida com a sua prematura inserção no mercado de trabalho.II. O alto grau de insalubridade afetava pouco as crianças nas minas de carvão quando comparado aos adultos.III. O fato de que as famílias eram pobres não obrigava a inserção das crianças no mercado de trabalho.IV. Em relação às crianças, pode-se dizer que as suas condições de trabalho nas minas de carvão eram as piores.Agora, assinale a alternativa correta:AEstão corretas as sentenças II e III apenas.BEstão corretas as sentenças I e III apenas.CEstão corretas as sentenças I e IV apenas.DEstão corretas as sentenças II e IV apenas.EEstão corretas as sentenças I e II apenas.
Soluções para a tarefa
100% certeza !
A respeito da classe trabalhadora no contexto social e econômico em que Marx viveu:
Alternativa correta: C. Estão corretas as sentenças I e IV apenas.
Karl Marx não era contra o trabalho infantil, porém não concordava com as condições em que a criança trabalhava. Ao estudar as crianças trabalhadoras nas fábricas e minas de carvão, percebeu como problemas a falta de educação e aprendizado escolar ofertada a elas e defendeu uma carga horária menor para trabalhadores infantes, com o objetivo de estudarem junto com o trabalho na busca de crescimento e ascensão social.
Afirmava que “o direito das crianças e dos jovens tem que ser feito valer”, afinal “não são capazes de agir por si próprios, devendo a sociedade agir em nome deles”, devendo ser proibido o emprego noturno e os ofícios nocivos à saúde das crianças e dos jovens.
Bons estudos!