História, perguntado por manoelaborges16, 4 meses atrás

Marque com C (correta) ou com I (incorreta) cada uma das afirmativas acerca das rebeliões ocorridas no Brasil, no período colonial.( ) A Revolta de Beckman, no Maranhão, pode ser considerada a primeira rebelião de cunho social, pois, com o apoio dos jesuítas, uniu brancos, índios e escravos negros contra a dominação lusitana.( ) A Guerra dos Emboabas (1707-1709), em Minas Gerais, foi precursora dos ideais da Inconfidência Mineira, pois sua liderança tentava unir mineradores paulistas e portugueses na luta contra a expoliação aurífera pela metrópole.( ) A Inconfidência Mineira (1789) teve maior conotação anticolonial do que social; foi um movimento de reação de colonos contra a opressão metropolitana, e seu objetivo era a contenção da cobrança de impostos.( ) A Guerra dos Mascates (1710-1712), ocorrida em Pernambuco, não pode ser entendida como uma revolta contra o jugo colonial, pois foi motivada pela disputa de poder entre os comerciantes recifenses e os senhores de engenho de Olinda.Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA. *
C, I, I, I.
I, I, C, C.
C, C, I, I.
I, C, C, C.
N.D.A.

Soluções para a tarefa

Respondido por josermaadv
1

Resposta:

IICC

Explicação:

A Revolta de Beckman foi uma rebelião nativista ocorrida na cidade de São Luís. Grande insatisfação dos comerciantes, proprietários rurais e população em geral com a Companhia de Comércio do Maranhão, instituída pela coroa portuguesa em 1682.

A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais. O conflito contrapôs os desbravadores vicentinos e os forasteiros que vieram depois da descoberta das minas.

Perguntas interessantes