Marcar V para verdadeira e F para Falsa = Por favor me ajudeeeem !!!!!
1 ( ) A fim de relacionar os comportamentos engendrados pela associação entre religião e economia, Weber buscou na história da racionalização do trabalho a explicação para o surgimento das relações de trabalho capitalista, em que o trabalho se torna um valor em si mesmo, uma vocação.
2 ( ) Ele afirma que, para os protestantes, é com base no sucesso profissional que o indivíduo recebe a indicação da salvação: o sucesso no trabalho é o sinal divino de que a pessoa será salva.
3 ( ) Como isso "explicaria" a existência de ricos e de pobres? Os ricos seriam disciplinados e imbuídos de espírito empreendedor, ao passo que os pobres se deixariam levar pela imprevidência e pela preguiça, motivo pelo qual estes não prosperariam. Assim, Deus ofuscaria seus escolhidos por meio do sucesso no trabalho.
4 ( ) Para Marx a riqueza seria o sinal da salvação e a ética seria o nexo de causalidade entre a conduta humana e a prosperidade.
5 ( ) Assim, a ética protestante concorria para que os frutos do trabalho fossem direcionados à acumulação, e não ao consumo nem a gastos supérfluos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 (F) A fim de relacionar os comportamentos engendrados pela associação entre religião e economia, Weber buscou na história da racionalização do trabalho a explicação para o surgimento das relações de trabalho capitalista, em que o trabalho se torna um valor em si mesmo, uma vocação.
2 (V) Ele afirma que, para os protestantes, é com base no sucesso profissional que o indivíduo recebe a indicação da salvação: o sucesso no trabalho é o sinal divino de que a pessoa será salva.
3 (F) Como isso "explicaria" a existência de ricos e de pobres? Os ricos seriam disciplinados e imbuídos de espírito empreendedor, ao passo que os pobres se deixariam levar pela imprevidência e pela preguiça, motivo pelo qual estes não prosperariam. Assim, Deus ofuscaria seus escolhidos por meio do sucesso no trabalho.
4 (V) Para Marx a riqueza seria o sinal da salvação e a ética seria o nexo de causalidade entre a conduta humana e a prosperidade.
5 (V) Assim, a ética protestante concorria para que os frutos do trabalho fossem direcionados à acumulação, e não ao consumo nem a gastos supérfluos.
Explicação:
Pesquisei bastante para ajuda-lo (a).
1 - Falsa, pois Weber, assim como Marx, via o trabalho de um ponto de vista histórico. Para Weber, cada sociedade se forma e opera a partir de condições históricas específicas e, na sociedade capitalista, o trabalho acabou por se tornar uma atividade fundamental.
2 - Verdadeira.
3 - Falsa, pois Deus abençoaria seus escolhidos por meio do sucesso do seu trabalho e não "Ofuscaria".
4 - Verdadeira.
5 - Verdadeira.