1) A multicelularidade foi uma estratégia bem-sucedida para maioria dos seres eucarióticos, ou seja a associação de células é uma maneira de dividir tarefas e funções. Nos seres unicelulares, uma mesma célula realiza todas as funções essenciais à vida captura alimentos, digestão, excreção, percepção do ambiente, etc. Nos seres multicelulares, essas tarefas podem ser divididas entre células especializadas. A verdadeira multicelularidade adquire maior expressão nos animais em que as células se associam para formar:
Soluções para a tarefa
Resposta:
O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células unidas e com pouca matriz extracelular entre elas. Nesse tecido, são encontradas células responsáveis pelo revestimento de superfícies e pela secreção de substâncias. Essas células possuem formato variado, o qual é, geralmente, acompanhado pelo núcleo. Em células com formato cúbico, por exemplo, o núcleo tende a ser esférico. Já em células achatadas, o núcleo apresenta-se também com formato chato.
Explicação:
Outra característica importante do tecido epitelial é o fato de que ele possui dois lados distintos, ou seja, é polarizado. O lado voltado para o lado de fora do órgão (cavidade) é chamado de superfície apical. Já a porção voltada para o lado oposto recebe o nome de superfície basal.
Geralmente, a superfície basal está apoiada em tecido conjuntivo, que está relacionado com o fornecimento de nutrientes para o tecido epitelial. Como a maioria dos epitélios não apresenta vasos sanguíneos, seus nutrientes chegam por meio dos capilares presentes no tecido conjuntivo subjacente.
Outro ponto que merece destaque é o fato de que o tecido epitelial possui algumas especializações (junções intercelulares), que permitem a adesão e a comunicação entre as células. Além disso, a superfície das células epiteliais pode conter especializações, como microvilosidades (pequenas projeções do citoplasma), cílios e flagelos. que aumentam a superfície de contato e facilitam a movimentação de partículas.
espero ter ajudado!!!!!!!!✪ ω ✪