Manifestou-se nos anos 90 um movimento a favor de um novo paradigma educacional das pessoas surdas. Nessa vertente, emergiu uma visão que diz respeito a uma forma antagônica, de entendimento da surdez e das pessoas surdas, tendo como princípios básicos a diferença cultural e a linguística, com uma maneira distinta de construir a realidade histórica, política e social, acrescida da experiência visual, constituindo-se em uma condição passível de aceitação pela sociedade desta época (SANCHEZ, 1993). De que concepção educacional estamos nos referindo?
Soluções para a tarefa
Olá!
De acordo com Sanchez, o novo paradigma educacional para pessoas surdas refere-se ao reconhecimento de que pessoas surdas constituem-se como uma comunidade que possui uma cultura e língua próprias.
Para o campo educacional, isso significa que o esforço em aproximar o surdo ao padrão da normalidade de sujeitos falantes no que diz respeito à oralidade da língua deve ser deixado de lado enquanto objetivo educacional.
Desta forma, a concepção educacional referida no texto remete ao ensino da língua portuguesa enquanto uma segunda língua para as pessoas surdas, amparando os modelos de ensino nas reais necessidades dos surdos, para os quais a Língua de Sinais constitui sua primeira língua, sendo a língua portuguesa ensinada como uma segunda língua voltada para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita básicas.
Resposta:
visão socioantropológica
Explicação:
foi tudo que o nosso amigo citou na resposta.