ENEM, perguntado por gabriellymarie5982, 1 ano atrás

Mais de 800 milhões de pessoas - mais de quatro vezes a população brasileira - vivem diariamente com fome, ou "insegurança alimentar", como companhia constante. Muitas mais têm deficiências micronutricionais: não inge- rem vitaminas e minerais essenciais em suas dietas. Insuficiência de ferro - e a anemia que resulta desta carência - é a mais disseminada dessas mazelas. (CHENG, 2007, p.66) A deficiência de ferro nas dietas repercute de forma mais imediata a) Na síntese da hemoglobina, molécula responsável pelo transporte de oxigênio para as células. b) No processo de coagulação do sangue, comprometendo a síntese do fibrinogênio. c) Na fisiologia normal da visão, causando a deficiência identificada como cegueira noturna. d) Na contração muscular pela redução da produção da ac- tina e da miosina. e) Na transmissão de impulsos nervosos, inviabilizando as trocas iônicas pela bomba sódio/potássio.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
1

A alternativa A) é a correta.

Sem ferro, o grupamento heme das hemoglobinas sofre uma grande diminuição na síntese, o que faz com que o organismo produza menos hemoglobina, diminuindo o potencial do sangue de captar oxigênio.

A hemoglobina é uma proteína que está contida dentro das hemácias, ela é usada por vários dias, e depois e degrada, o seu grupamento heme é reciclado, e o resto da hemoglobina irá se transformar em biliverdina, e depois bilirrubina.

Espero ter ajudado!

Respondido por StRiGnAdO
1

A alternativa A é a correta.

O ferro (Fe) ocupa o centro da molécula de hemoglobina, portanto é essencial para a produção do pigmento respiratório. Observe o esquema de uma molécula de hemoglobina, abaixo, com o metal ferro no centro:

Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática, 8 meses atrás