A expansão marítima e a vida nas colônias americanas refor- mularam as visões acerca do Purgatório. As travessias de mares e oceanos e o degredo eram vistos como uma espécie de rito de pas- sagem, no qual os sofrimentos vividos serviam para a limpeza das almas. Grande parte dos conquistadores portugueses, voluntários, fugidos ou degredados, tinha como objetivo retornar à Metrópole. CAMPOS, Flávio de. e MIRANDA, Renan Garcia. Oficina de História. São Paulo: Moderna, 2002. p. 107. questão 06 A posição assumida pelos portugueses em relação à resi- dência no Brasil explica-se, em parte, EXCETO: a) pela influência determinante de uma percepção da reali- dade sob o ponto de vista da religiosidade católica. b) pela crença de que a vida na colônia os privava de um conforto e um luxo que, na realidade, não era por eles desfrutado na metrópole. c) pela aspiração de se tornar Senhor nas terras americanas e retornar acolhido pela sociedade aristocrática lusitana. d) pelo distanciamento entre a Igreja e os colonos, permitin- do que estes últimos, muitas vezes, se entregassem às prá- ticas abominadas pelo clero católico tais como a conversão ao judaísmo e a aceitação da religiosidade dos africanos. e) pelo desejo de enriquecimento fácil que, com as dificul- dades enfrentadas no cotidiano colonial, cedia espaço para um sentimento de frustração e, revolta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra c.
Os portugueses que tinham como destino a vinda ao Brasil certamente eram vistos como elementos com pouca fortuna, destinados à uma vida mais complicada, e por isso, a ida à região colonial era constantemente vista como uma verdadeira provação.
Logo, a ida de portugueses à colônia era vista com muitos maus olhos, medo, além de receio, tanto da viagem realizada, quanto das condições encontradas na região.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás