LIVRO O SANTO E A PORCA
Autor(a)
Data original da publicação
Resumo do enredo
Espaço
Personagens
Narrador
Tempo
Análise linguística
(Abordagem acerca da relação entre o texto e a língua – uso de figuras de linguagem, adoção do registro formal, informal ou semiformal, diálogo da obra em questão com outros textos - intertextualidade)
Soluções para a tarefa
Olá, como vai? Fiz uma atividade bem parecida com a sua, portanto acredito que isto posso te ajudar :p
Autor(a) : Ariano Suassuna.
Data original da publicação : 2002.
Resumo do enredo : O Santo e a Porca retratam uma exposição da cultura nordestina. É uma peça teatral composta por diferentes tipos de ações: descrição dos personagens, desenvolvimento e ápice. O tema disserta sobre o apego e a avareza, pois a dificuldade se passa quando o personagem principal acredita que irá confinar-se de toda a poupança que abrigava numa porca de madeira.
Espaço : A peça se passa na sala da casa de Euricão, que pode ser notado nas cenas em que o protagonista enxerga o lugar como seu baluarte, onde guarda seus maiores bens.
Personagens : Os personagens que estão interligados à trama são: Euricão, Porca, Santo Antônio, Margarida, Benona, Caroba, Pinhão, Eudoro e Dodó.
Narrador : No entrecho, Suassuna descreve a história de um senhor cobiçoso apresentado por Euricão Árabe. Ele é beato de Santo Antônio e armazena em sua moradia uma porca cheia de dinheiro.
Tempo : O tempo age sobre a ação de diversas formas: determinando uma cronologia que restabelece o desenrolar de cada ocorrência; fornecendo um tempo próprio para os atores por meio de marcas temporais que aparecem no texto ou tomando uma proporção metafórica.
Análise linguística (Abordagem acerca da relação entre o texto e a língua – uso de figuras de linguagem, adoção do registro formal, informal ou semiformal, diálogo da obra em questão com outros textos - intertextualidade): O Santo e a Porca é uma peça que, aparentemente, trata de um tema simples que é a ganância, num tom humorístico por ser uma comédia. A despeito disso, Euricão está ligado ao mundo espiritual porque é devoto de Santo Antônio. Nela, o santo, além de casamenteiro, também protege a fortuna do personagem.
Outro fator relacionado é a existência de ambiguidade, que é um dos recursos utilizados pelo autor para estimular efeitos cômicos e mostrar a conspiração e o caos na narrativa, pois os fatos são explicados tanto por Euricão quanto por outros personagens.