Liste os principais períodos da filosofia grega, relacionando-os à ideia central de cada um deles.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Liste os principais períodos da filosofia grega, relacionando-os à ideia central de cada um deles.
Os principais períodos da filosofia grega são: 1) período pré-socrático ou cosmológico (do final do século VII a.C. ao final do século V a.C.), quando a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na natureza; 2) período socrático ou antropológico (do final do século V a.C. ao final do século IV a.C.), quando a filosofia investiga as questões humanas - isto é, a ética, a política e as técnicas - e busca compreender qual é o lugar do ser humano no mundo; 3) período sistemático (do final do século IV a.C. ao final do século III a.C.), quando a filosofia se interessa em mostrar que tudo, inclusive o fundamento último de todas as coisas, pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento e de suas demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência; e 4) período helenístico ou greco-romano (do final do século III a.C. ao século VI d.C.), quando a filosofia se ocupa sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o ser humano e a natureza, e de ambos com Deus.
2. O que é kinésis ou o devir? Por que essa ideia é central no pensamento pré-socrático?
Kinésis, em grego, significa 'movimento'. Por movimento, os gregos não entendem apenas a mudança de lugar ou a locomoção, mas toda e qualquer alteração ou mudança qualitativa e/ou quantitativa de um ser, bem como seu nascimento e seu perecimento. Esse movimento das coisas e do mundo chama-se devir, e segue leis rigorosas determinadas pela physis - a causa natural contínua e imperecível da existência de todos os seres e de suas transformações. Essa ideia é central para o pensamento pré-socrático porque nesse período a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na natureza.
3. Que ensinamentos dos sofistas Sócrates combatia? O que ele propunha em contrapartida?
Sócrates combatia um ensino que se baseasse na retórica ou oratória - conjunto de técnicas de discurso com que um orador buscava vencer discussões independentemente da posição sustentada. Esse uso da retórica não visava à busca pela verdade, mas à manipulação das opiniões dos interlocutores em favor do orador. Sócrates condenava tal postura e defendia, em contrapartida, o ensino da busca pela verdade. Essa busca, porém, pressupunha o autoconhecimento. Sócrates propunha, por isso, a busca do autoconhecimento como condição para todos os outros conhecimentos verdadeiros.
4. Explique, com suas palavras, o que Sócrates pretendia ao buscar a essência e o conceito das coisas.
Sócrates pretendia superar a mera opinião. As opiniões sobre uma coisa variam conforme a pessoa, o lugar e a época. São instáveis e parciais, influenciadas por diversos fatores externos à própria coisa. Por isso, são vistas por Sócrates como fontes de erro. A essência, ao contrário, é o que uma coisa é verdadeiramente em si mesma, independentemente do gosto ou ponto de vista de cada um. Por isso, ela é intemporal, universal e necessária. Ela não é dada pelos sentidos, mas pelo pensamento. O que o pensamento conhece da essência é o que se chama conceito. Dialogando por Atenas, Sócrates não afirmava, mas sim perguntava aos cidadãos os conceitos de valores que julgavam conhecer. Ao perceber que suas ideias eram contraditórias, essas pessoas viam que não conheciam o que julgavam conhecer e tornavam-se, com isso, aptas a começar a procurar a verdade.
Explicação:
espero ter ajudado
Os principais períodos da filosofia grega são:
- Filosofia Antiga;
- Filosofia Medieval;
- Filosofia Moderna;
- Filosofia Contemporânea.
Os períodos da Filosofia
Na Filosofia Antiga, falava-se sobre a origem do cosmos e do Universo, bem como sobre a filosofia do viver bem. Seus prinicipais autores são: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Na Filosofia Medieval, havia a prevalência dos conceitos da fé em superioreidade à razão. Fé e razão andavam lado a lado com os preceitos da Igreja. Seus prinicipais autores são: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino.
Na Filosofia Moderna, houve a valorização do ser humano e da ciência. Houve valorização das artes, da literatura, da pintura e dos métodos científicos. Seus prinicipais autores são: Descartes, Spinoza, Hume.
Na Filosofia Contemporânea, a consciência, a linguagem, a política começaram a ser assuntos recorrentes. Nesse sentido, houve o reconhecimento da condição humana. Seus prinicipais autores são: Nietzsche, Hegel, Kierkegaard.
Saiba mais sobre a história da filosofia em: https://brainly.com.br/tarefa/696768
#SPJ2