Libâneo (2011) afirma que “conhecer com propriedade as tendências pedagógicas é fundamental para que o professor identifique a concepção pedagógica da escola. A concepção pedagógica da escola evidencia a visão de mundo e, consequentemente, a visão de escola e o que se espera da educação”. Para a pedagogia tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino.
Das alternativas abaixo, qual a que NÃO corresponde a pedagogia tradicional?
Escolha uma:
a.
Tem por base a transmissão cultural e concebe o aluno como um ser passivo, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos de ensino e percebendo o professor como figura principal do processo ensino-aprendizagem.
b.
Ênfase na avaliação quantitativa, desmerecendo a avaliação qualitativa que é, por sua vez, praticamente ausente.
c.
Destaca-se, como método de ensino, a transmissão do saber e a concepção de ensino como impressão de imagens a partir da palavra do professor ou pela observação sensorial.
d.
Entende que a escola deve preparar o sujeito para ser integrado a sociedade. Os conteúdos são desconexos da realidade e não há discussões sobre os problemas sociais. É o que chamamos de ensino enciclopédico.
e.
A matéria de ensino é tratada de forma contextualizada, isto é, volta-se aos problemas e realidades sociais dos alunos
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
e. A matéria de ensino é tratada de forma contextualizada, isto é, volta-se aos problemas e realidades sociais dos alunos.
De acordo com o texto, apenas a letra E encontra-se como incorreta, uma vez que a sentença descreve a pedagogia construtivista.
Dessa forma, a pedagogia construtivista procura estimular o aluno a pensar, ou seja, desenvolver sua consciência crítica e moral, para que se torne um cidadão consciente, justo e respeitoso pelas minorias, de forma completamente oposta aos objetivos da pedagogia tradicional.
Perguntas interessantes