Geografia, perguntado por kdossantos747, 11 meses atrás

4) Caracterizar:
a) Florestas equatoriais e tropicais;
b) Savanas;
c) Deserto;
d) Tundra;
e) Florestas temperadas e subtropicais;
f) Estepes e pradarias;
g) Floresta boreal;
h) Vegetação mediterrânea;
i) Vegetação de altitude.

Soluções para a tarefa

Respondido por caioecauemagi
27

Resposta:

a) Se localizam em regiões quentes e úmidas e são repletas de árvores que permanecem verdes o ano todo. Mas também existem outros tipos.

b)  Predominante são as plantas gramíneas, com árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos.

c) É uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica. Muitos desertos têm um índice pluviométrico anual abaixo de 400 mm. Como consequência são áridos, tendo a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida.

d) É um bioma no qual a baixa temperatura e estações de crescimento curtas impedem o desenvolvimento de árvores. Existem três tipos de tundra: tundra ártica, tundra alpina e tundra antártica. Numa tundra, a vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquens.

e) A floresta temperada inclui uma diversidade de tipos de vegetação e caracteriza-se pela presença de árvores com folhas largas, principalmente decíduas. De acordo com as características das regiões onde ocorrem, as florestas temperadas podem ser: floresta decídua temperada e floresta pluvial temperada.

f) Apresentam apenas vegetações herbáceas diferindo, por exemplo, das savanas, que podem apresentar árvores e são típicas de locais quentes e secos.

g) É uma formação vegetal constituída basicamente por pinheiros, adaptados a temperaturas muito baixas e, consequentemente, a uma significativa quantidade de neve que desliza em suas folhas de formato pontiagudo.

h) É um tipo de vegetação que se forma em regiões onde o clima predominante é o mediterrâneo, é constituída por plantas (tipo xerófilas) dispostas distantes uma das outras. Essa cobertura vegetal apresenta duas características, os maquis e garrigue.

j) Ocorre em elevadas altitudes, sobretudo nas cadeias montanhosas, como os Alpes, a cordilheira Escandinava e os montes Urais, com características semelhantes às de clima frio. Nessas áreas há a presença de gramíneas, musgos e líquens.

Explicação:

Por favor marque como melhor resposta, deu trabalho fazer tudo isso...

Espero ter Ajudado!!!


alander31: rs
Respondido por guilhermevande1
5

Resposta:

Florestas Equatoriais: Recebe uma grande quantidade de chuva; Apresenta elevados índices de biodiversidade; A amplitude térmica não costuma ser muito elevada nessas localidades; Há uma maior presença de espécies hidrófilas e latifoliadas; Solos saturados ou ricos em recursos hídricos.

Florestas Tropicais: Presença de árvores altas; Clima quente e elevada precipitação de chuvas; A temperatura média atinge 20 ºC e chove cerca de 1.200 milímetros anuais; Os solos das florestas tropicais são pobres.  

Savanas: Ocorre em latitudes médias e em regiões de clima tropical com período de estiagem prolongada e em solos pobres e ácidos; São constituídas por arbustos, gramíneas e árvores de pequeno porte; As árvores da savana apresentam raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos.

Deserto: Vegetação geralmente constituída por gramíneas e pequenos arbustos; São áreas muito secas onde a vegetação varia de quase nenhuma até numerosos arbustos xerófilos, suculentos e na forma de espinheiros; Os verões são quentes enquanto as noites tendem a ser mais frescas.

Tundra: Estabelece-se em zonas de temperaturas muito baixas; O clima da Tundra é o polar, muito frio e seco, com poucas precipitações chuvosas; Não existe nenhum tipo de floresta densa com árvores altas nessas áreas; A vegetação é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância para arbustos, ervas, líquens e musgos.

Florestas Temperadas: O verão é quente e úmido, enquanto o inverno é frio e pode apresentar neve; Os índices de chuva variam de 75 a 100 centímetros ao ano; A flora é composta por árvores decíduas, coníferas e de folhas largas; Nesse bioma são encontrados javalis, gatos selvagens, linces, lobos, raposas, aves de grande porte, ursos, esquilos e veados.

Florestas Subtropicais: As temperaturas variam entre 20 e 35 graus sendo a umidade media muito elevada, chegando de 77% a 80%; As árvores possuem casca fina e lisa; Possui milhares de espécies de plantas; Contém muitos animais arborícolas , como os macacos, preguiças, lagartos, e muitas aves, como tucanos, papagaios, araras entre outros.

Estepes: É um ecossistema de transição pois é geralmente encontrado entre as savanas e o deserto; Os estepes distinguem-se das savanas, uma vez que não apresenta árvores; Surgem nas regiões que geralmente, apresentam clima continental e árido; A flora é composta por diversas espécies de gramíneas (grama e capim) e baixos arbustos espinhosos.

Pradarias: É constituída de gramíneas (de 10 cm a 50 cm), desse modo, não há presença de árvores; Abriga distintos animais, principalmente roedores, carnívoros e aves de rapina, répteis e insetos; Se estabelece em planícies; Se figura como uma extensa pastagem natural, condição propícia para a criação de animais, como bovinos, caprinos, ovinos e equinos.

Floresta Boreal: Também conhecida como Taiga; É o tipo de vegetação predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes, cujo clima típico é o continental frio e polar, com baixas temperaturas, verão curto, inverno longo e intensas precipitações em forma de neve; As árvores possuem folhas aciculifoliadas, ou seja, em forma de agulha, essa característica é uma forma para não acumular neve; É formada por animais como lebres, linces, alces, esquilos, renas, raposas, aves e diversos insetos.

Vegetação Mediterrânea: Apresenta uma vegetação com três tamanhos ou alturas diferentes, a saber: arbóreo, arbustivo e herbáceo; É formada por árvores esparsas, arbustos e ervas; O solo apresenta coloração avermelhada ou amarela, o que indica a forte presença de óxido de ferro; Há uma enorme quantidade de insetos e espécies de roedores, corvos, corujas, falcões, águias coelhos, lebres, lobos, raposas, linces, veados, javalis, lagartos, cobras, dentre outros.

Vegetação de Altitude: Ocorre em elevadas altitudes, sobretudo nas cadeias montanhosas, como os Alpes, a cordilheira Escandinava e os montes Urais; Há a presença de gramíneas, musgos e líquens; Possui uma vegetação parecida com a tundra, porém algumas plantas rasteiras, chegam a até 80 centímetros; É uma das vegetações que menos ocorrem no Mundo; Os campos de altitude, tem em geral, coloração amarelada.

Perguntas interessantes