Física, perguntado por athosarruda3524, 7 meses atrás

Lentes esféricas são sistemas ópticos refratores formados por duas faces esféricas ou por uma face esférica e uma face plana, sendo que o centro de curvatura das faces esféricas está contido no eixo principal da lente. Se uma das faces for plana, ela será perpendicular a esse eixo principal. Dependendo do formato, as lentes podem ser delgadas ou de bordas finas, nas quais a espessura diminui do centro para as bordas, ou espessas ou de bordas grossas, em que a espessura aumenta do centro para as bordas. Tais lentes são representadas da seguinte maneira: Quando imersas no ar (meio menos refringente), as lentes delgadas funcionam como um sistema óptico convergente, enquanto as lentes espessas funcionam como um sistema óptico divergente. Por outro lado, quando imersas em um meio mais refringente que o material que as compõem, as lentes delgadas atuam como um sistema óptico divergente, enquanto as lentes espessas atuam como um sistema óptico convergente. Condições de nitidez de Gauss Assim como ocorre em relação aos espelhos esféricos, para que formem imagens com nitidez satisfatória as lentes esféricas precisam observar as condições enumeradas por Carl F. Gauss, quais sejam:  As lentes devem ser finas, ou seja, o raio de curvatura deve ser maior que a sua espessura;  Os raios incidentes devem estar próximos ao eixo principal e apresentar pequena inclinação em relação a ele (raios paraxiais). Na figura, O representa o centro óptico da lente, pelo qual passa o eixo principal (EP). Os raios de luz monocromáticos que incidirem exatamente sobre esse centro óptico serão refratados sem sofrer desvio em sua trajetória. 6)Uma lente convergente funcionando como lupa possui 10 cm de distância focal. Uma pessoa observa a imagem de um objeto de 2 cm de altura, colocado a 8 cm da lente. O tamanho da imagem é de 10 cm. (valor – 0,5) 7)A distância de F até o centro óptico é denominada distância focal f da lente. (valor – 0,5) 8)Se um raio de luz incidir passando por O, emerge sem sofrer desvio. (valor – 0,5)

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardomendesbatista
2

Resposta:

rcyr6 d tchê d5d6crv6 6d6vr69cb6f7vrv6f 77v

Respondido por RitaRitaRita
0

Uma lente de vidro, quando exposta no ar, que possui as bordas mais espessas que a parte central , será uma lente​ divergente.

De acordo com a curvatura que apresentam, as lentes esféricas são classificadas em:

Lentes Convergentes - o principal objetivo desse tipo de lente esférica é aumentar os objetos. Recebem esse nome pois os raios de luz convergem, ou seja, se aproximam. A parte do centro é mais espessa que as bordas.

Lentes Divergentes - o principal objetivo desse tipo de lente esférica é diminuir os objetos. Recebem esse nome pois os raios de luz divergem, ou seja, afastam. O centro é mais fino que as bordas.

Perguntas interessantes