Leia um texto sobre uma revista que circulou na cidade de Pelotas (RS) no início do século XX:
“O modo de vida retratado pela Illustração Pelotense estava profundamente vinculado à moda ditada na Europa, principalmente na França e, também, no centro do país. O uso de estrangeirismos era frequente e a conservação desse estilo verificou-se por todos os anos da revista. [...] muitos anúncios tinham como temática o luxo e a ostentação, logo, a assimilação dos valores europeus referido ia além da vestimenta. [...] Na incorporação de elementos à cultura local, os pelotenses queriam ser como o outro, renunciando valores ultrapassados, obtusos e, desta forma, assimilando a noção de civilidade à de progresso, em um discurso de modernidade, próprio da Belle Époque.”
Um dos valores presente na revista que veio da cultura da Belle Époque foi o/a
A
sentimento de atraso tecnológico em relação a rivais políticos.
B
recusa em adotar valores de países inimigos em prol do nacionalismo.
C
combate aos nacionalismos para evitar um conflito de grandes proporções.
D
sensação de prosperidade originada do modo de viver moderno do europeu.
E
noção do clima tenso entre os países europeus às vésperas da Primeira Guerra Mundial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A alternativa A afirma que uma característica da Belle Époque é o sentimento de atraso tecnológico em relação a rivais políticos. Ou seja, os países que tiveram a Belle Époque se sentiam inferior tecnologicamente aos seus rivais. A alternativa A também afirma que isto foi uma característica que veio ao Brasil.
A alternativa B afirma que um desses valores foi a recusa em adotar valores de países inimigos em prol do nacionalismo. Você consegue identificar isso no texto?
Na letra C) afirmar-se que o texto referido é crítico a ideias nacionalistas pois acredita-se que o nacionalismo promova conflitos. Há isso no texto?
A alternativa D fala sobre a sensação de prosperidade originada do modo de viver moderno do europeu. Essa sensação servia para construir a ideia de que a Europa vivia em um momento de paz e progresso cultural. Você consegue identificar no texto esses sentimentos?
A alternativa E aponta que os países europeus possuíam conhecimento sobre o clima de tensão que havia se abatido sobre o continente no período anterior Primeira Guerra Mundial.
A sensação de prosperidade originada do modo de viver moderno do europeu era o valor professado pela revista vastamente consumida pelos pelotenses ao longo do século XX. Alternativa D.
A Bela Época dos pelotenses
Ao contrário do que afirmam as demais alternativas, os pelotenses tinham grande tolerância quanto às linguagens, costumes e estilos de vida originários de outros países, isso porque consumiam vastamente conteúdos que traziam esses valores, uma inspiração direta acerca do que foi vivido anos antes durante a Bela Época francesa.
Esse modo de vida presume a paz e a materialidade, algo que pode parecer superficial demais no atual contexto global turbulento, contudo, para os franceses que disseminaram esse estilo, o mesmo se fazia importante entre os séculos XIX e XX para relatar que viviam um verdadeiro momento de sonhos.
Aprenda mais sobre a Bela Época francesa: brainly.com.br/tarefa/5240211
#SPJ2