Leia os textos pertencentes à coletânea Ética, Cultura e Arte.
Texto 1
A arte, em suas mais variadas expressões e como componente fundamental da cultura, propõe que o homem saia de seu automatismo, das pressões e de suas obrigações cotidianas e contate a fantasia, elemento efabulador que o torna mais receptivo, mais inteligente, mais crítico e mais humano.
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral; VALIM, Claudineia Cristina; ALVES, Cristiane de Oliveira; FASCINA, Diego Luiz Miiller; MAROSTI, Márcio Ricardo Dias; LIMA, Marta Ferreira Gomes de. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Cultura e Arte. Maringá-PR: Unicesumar, 2019 (p. 47).
Texto 2
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral; VALIM, Claudineia Cristina; ALVES, Cristiane de Oliveira; FASCINA, Diego Luiz Miiller; MAROSTI, Márcio Ricardo Dias; LIMA, Marta Ferreira Gomes de. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Cultura e Arte. Maringá-PR: Unicesumar, 2019 (p. 44).
Após a leitura dos textos, analise as afirmações a seguir:
I. Os textos ressaltam a importância da arte ser impecável, essencialmente bela, para ser reconhecida como obra de arte.
II. A feitura e apreciação da obra de arte requer conhecimento profundo acerca de variadas culturas e artistas consagrados.
III. O texto 2 demonstra uma imagem quadriculada refletida a partir da janela, as linhas possuem o nome de Mondrian.
IV. Os textos ressaltam a importância de estar aberto para perceber a arte no dia a dia e de manter contato com a fantasia.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
IV, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
CORRETA a Alternativa 2: IV, apenas.
Explicação:
Posso estar equivocado, entretanto, creio que a III estaria correta se estivesse assim: III. O texto 2 demonstra uma imagem quadriculada refletida a partir da janela, COM linhas TÍPICAS DA OBRA de Mondrian.
Quando diz: "as linhas possuem o nome de Mondrian.", para mim é como estar afirmando que o nome Mondrian estejam literalmente nas linhas, ou seja, como se fossem as linhas.
I é falsa. Os textos ressaltam que a arte tem um caráter transformador da sociedade e dos paradigmas humanos, e não obrigação de ser cópia fiel.
II é falsa. Para apreciar uma obra de arte basta estar aberto para a sua recepção, não sendo necessário diploma para experimentar o belo.
III é falsa. Piet Mondrian é o artista que pintou a obra, e não o tipo de obra.
IV é verdadeira, sendo a arte uma chance de transcender o cotidiano e o banal.