Leia os textos abaixo: TEXTO I O "adeus" de Teresa A primeira vez que eu fitei Teresa, Como as plantas que arrasta a correnteza, A valsa nos levou nos giros seus... E amamos juntos... e depois na sala "Adeus" eu disse-lhe a tremer co’a fala... (Castro Alves) TEXTO II Teresa A primeira vez que fitei Teresa Achei que ela tinha pernas estúpidas Achei também que a cara parecia uma perna Quando vi Teresa de novo Achei que os olhos eram muito mais velhos Que o resto do corpo (Manuel Bandeira) No TEXTO I, o amor é resultado de uma paixão instantânea e incontrolável. Como se dá a descoberta do amor no TEXTO II? a) Melancólica. d) Exaltada. b) Forçada. c) Platônica. e) Gradativa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Letra e.
Nota-se, por intermédio da leitura do texto que o eu lírico vai se encantando e permitindo a ocorrência do amor de forma evidentemente gradativa. Logo, a cada vez que pode observar a Teresa, tem um sentimento diferenciado.
Isso também pode ser compreendido quando, ainda no início do texto , o eu lírico nada se apresenta encantado com a aparência da mulher. Entretanto, a cada olhar, uma beleza diferente por ele era observada e apreciada.
Perguntas interessantes