Leia os textos a seguir:
Texto 1
E AQUI TEMOS UM FÓSSIL DO "HOMO IGNORANTUS" QUE ACHAVA QUE ARTE, CULTURA, HISTÓRIA E CIÊNCIAS NÃO SERVIAM PRA NADA!
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Ciência. Maringá-PR: Unicesumar, 2019, p. 48.
Texto 2
“A ciência vive uma crise de confiança. Em sociedades polarizadas, nas quais notícias falsas e teorias da conspiração se propagam com rapidez pelas redes sociais, o conhecimento científico tornou-se alvo frequente de ataques que reverberam em grupos com crenças ou interesses políticos ou econômicos contrariados – ou simplesmente com baixo letramento. [...] Executado pelo Instituto Gallup por encomenda da organização britânica Wellcome Trust, o estudo ouviu mais de 140 mil pessoas e verificou que, no caso dos brasileiros, 73% desconfiam da ciência e 23% consideram que a produção científica pouco contribui para o desenvolvimento econômico e social do país [...]”.
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Ciência. Maringá-PR: Unicesumar, 2019, p. 30.
A partir dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Ambos os textos abordam o descrédito e a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade.
II. O texto 1 sugere que o fóssil pertence a um homem que desprezava a importância da ciência.
III. A desconfiança contra a ciência se espalha rapidamente pelas redes sociais propagadas por fake news.
IV. O conhecimento científico é objeto constante de ataque que repercute em grupos que possuem baixo letramento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
III e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
II, III e IV.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias o mundo passou a mudar, ou seja, novos recursos passaram a ser utilizados e a comunicação em escala global se expandiu.
O uso da tecnologia vem sendo cada vez mais recorrente, o que inclui as redes sociais e todos os veículos de informação, que se pensados sob uma ótica mais crítica, contribuem para o aumento da ansiedade, da competitividade entre os indivíduos além da própria individualidade, pois as relações se tornam mais mecânicas do que no passado.
Podemos ilustrar nosso raciocínio levando em consideração as fases da globalização até os dias de hoje, onde vivemos uma sociedade puramente ideológica e pautada na tenologia com novas informações e conteúdo, todos fornecidos pela internet e a grande rede digital.
Resposta: II, III, IV
Explicação: