Leia os textos a seguir, que pertencem, respectiva- mente, à primeira e à segunda fase do Romantismo no Brasil. Texto I Se se morre de amor! Se se morre de amor! − Não, não se morre, Quando é fascinação que nos surpreende De ruidoso sarau entre os festejos; Quando luzes, calor, orquestra e flores Assomos de prazer nos raiam n’alma, Que embelezada e solta em tal ambiente No que ouve, e no que vê prazer alcança! [...] Compr’ender o infinito, a imensidade, E a natureza e Deus; gostar dos campos, D’aves, flores, murmúrios solitários; Buscar tristeza, a soledade, o ermo, E ter o coração em riso e festa; E à branda festa, ao riso da nossa alma Fontes de pranto intercalar sem custo; Conhecer o prazer e a desventura No mesmo tempo, e ser no mesmo ponto O ditoso, o misérrimo dos entes; Isso é amor, e desse amor se morre! [...] Go
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A primeira fase do romantismo brasileiro foi marcada por grande exaltação da natureza, bem como dos elementos naturais. Estes elementos compreendem por exemplo, a natureza e a beleza dos povos indígenas.
Entretanto, a segunda fase do romantismo já é tomada por grane dramaticidade, haja vista que foi conhecida como fase do "mal do século". Essa fase apresenta a morte como fuga dos acontecimentos, além de exaltar as dores do eu lírico.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás